10 ideias para agilizar o atendimento aos clientes de seu restaurante

10 ideias para agilizar o atendimento aos clientes de seu restaurante

Pare e pense por um minuto em seus estabelecimentos favoritos quando se trata de alimentação, refletindo sobre quais pontos fazem com que estejam na sua lista. Pode ser que chegue à conclusão de que determinado local vale ser visitado pela comida que serve, mas a forma como te atendem também possui grande peso na hora da escolha, por isso é importante que gerentes e proprietários saibam como agilizar o atendimento aos clientes sem deixar de lado a qualidade.

Mas na correria no dia a dia outras questões de igual importância acabam por fazer com que esse detalhe fique de lado, o que pode influenciar diretamente na sua reputação e nos seus lucros. Para que você não perca muito tempo estudando o que pode ser melhorado rapidamente e comece a mudar a experiência de seus clientes agora mesmo, continue a leitura desse post até o final para conferir nossas dicas.

Não se esqueça que um bom atendimento é fundamental para causar uma boa primeira impressão nas pessoas que visitam o seu estabelecimento pela primeira vez e gerar fidelidade. É através dele, inclusive, que sua reputação será formada, afinal pratos bem servidos e comida saborosa são importantes, porém de nada adiantam caso o cliente se sinta desconfortável ou não receba a devida atenção como deveria.

 

Como agilizar o atendimento aos clientes de um restaurante com ideias simples

O tempo dedicado cuidando de outros detalhes pode ser o motivo que te impediu de pensar em formas de agilizar o atendimento ao cliente, mas a falta de ideias ou conhecimento sobre o assunto também são um fator impeditivo. A boa notícia é que não é preciso mudar drasticamente sua forma de atender, e para comprovar isso separamos abaixo 10 ideias que podem começar a ser trabalhadas o quanto antes e com certeza farão a diferença. Confira:

 

1. Treine sua equipe constantemente

É importante lembrar que quem procura um estabelecimento para se alimentar não quer apenas suprir uma necessidade natural, mas também obter um momento agradável. Por isso sua equipe deve estar preparada para ser atenciosa desde o primeiro contato com o cliente, passando todas as informações que forem solicitadas sobre os pratos e evitando o máximo possível que ele tenha que esperar muito para ter o seu pedido na mesa.

 

2. Considere pedidos eletrônicos

Para complementar o atendimento de sua equipe é possível contar com soluções tecnológicas que otimizam o tempo, como o pedido eletrônico, que pode ser feito pelo smartphone do próprio cliente. Após conferir o cardápio, ele envia seu pedido diretamente, sem ter que esperar pelo garçom.

 

3. Tenha um cardápio organizado

Para que seu cliente seja atendido de forma ágil, ele deve conseguir fazer suas escolhas de forma igualmente rápida, e isso só é possível com um cardápio organizado. Considere sempre deixar esse assunto nas mãos de uma empresa especializada, garantindo também que terá um cardápio personalizado e que tenha a cara do seu negócio.

 

4. Mantenha seu estoque sob controle

Essa medida não é útil somente no quesito economia, mas também na hora de agilizar o atendimento ao cliente. Afinal, sabendo quais ingredientes estão disponíveis na cozinha e onde se encontram a preparação de qualquer prato se torna muito mais rápida.

 

5. Evite a formação de filas

Para muitos estabelecimentos essa pode ser uma tarefa difícil, e muitas pessoas podem acreditar que com isso perderão dinheiro, mas existem formas simples de fazer com que seu cliente não perca um tempo precioso esperando. Uma delas é trabalhar com reserva antecipada de mesas ou adotar dispositivos que avisam para o cliente quando uma mesa está vaga, de modo que ela possa fazer outras coisas enquanto aguarda. Na impossibilidade de adotar ideias como essas, providencie uma área de espera agradável onde alguns itens, como bebidas e aperitivos, podem ser servidos previamente.

 

6. Torne o pagamento mais prático

Um dos momentos que mais geram fila é o pagamento, quando o cliente pode criar uma ideia errada do seu estabelecimento no que diz respeito à agilidade, por mais que seus funcionários se esforcem. Para que esse desconforto deixe de existir, disponibilize o pagamento via dispositivos móveis ou permita que a conta possa ser paga diretamente na mesa, sem necessidade de ir até o caixa.

 

7. Separe sua equipe por setor de atendimento

Designar um mesmo garçom para recepcionar os clientes em suas mesas, anotar pedidos, entrega-los e cuidar do pagamento da conta sem dúvidas deixa o atendimento de outras mesas atrasado. Experimente separar sua equipe por setores, deixando cada grupo responsável por uma tarefa ou por uma área e certamente notará que o atendimento ficará muito mais ágil.

 

8. Invista em programas de fidelidade e promoções

Qualquer cliente se sente mais à vontade para comer em um local quando sabe que pode ser recompensado por isso, então invista nessas recompensas, que podem ser extremamente simples. Para aumentar a fidelização, inicie um programa de pontos, onde após um determinado número de refeições uma seja por conta da casa, por exemplo. Promoções diversas, sejam em datas específicas ou não, também demonstram que há preocupação em recompensar os clientes.

 

9. Dê atenção para os seus clientes de todas as formas possíveis

Um bom atendimento não começa necessariamente dentro do seu estabelecimento, mas também fora dele, quando o cliente apresenta alguma dúvida. É comum que alguns gestores criem páginas nas redes sociais como forma de divulgação e se esqueçam que esse também é um canal de contato que pode inclusive influenciar na sua reputação, por isso tenha alguém disponível para atendê-lo. Ao receber respostas rápidas e atenciosas, a probabilidade de um possível cliente escolher o seu restaurante ou outro tipo de estabelecimento para comer se torna muito maior.

 

10. Obtenha informações sobre o atendimento e estude-as

Busque escutar seus funcionários no que diz respeito a ideias ou dificuldades encontradas no processo de entregar um bom atendimento. Escute também seus clientes, a fim de juntar todas as informações e estudá-las para determinar o que pode ser melhorado. Mas lembre-se de fazer isso constantemente.

Ideias para agilizar o atendimento aos clientes de um restaurante não faltam, e essas são apenas algumas que você pode começar a trabalhar agora mesmo para notar os resultados de forma rápida. Não se esqueça que o cardápio é item principal para que os processos do seu estabelecimento fluam corretamente, então não deixe de dar atenção especial a ele.

Caso tenha alguma dúvida a respeito ou precise de ajuda, converse conosco. Trabalhamos com a criação de cardápio para diversos segmentos e com uma boa dose de originalidade, incluindo cardápios em braile, e temos certeza que podemos criar algo incrível para a sua marca.

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