5 termos gastronômicos que todo dono de restaurante deve conhecer

5 termos gastronômicos que todo dono de restaurante deve conhecer

Pesquisa de nomes para restaurantes, de público-alvo, de ponto de venda... Esses e muitos outros detalhes certamente ocuparam sua cabeça por um bom tempo antes do seu restaurante ser aberto. Se o seu estabelecimento ainda não estiver em funcionamento esses questionamentos ainda se farão presentes, e aqui vai outro: você conhece os termos gastronômicos que farão parte da sua rotina? Se a resposta for não, nos acompanhe até o final desse post para conhecer alguns desses termos e descobrir o que eles significam.

A importância de conhecer os termos gastronômicos

Quando pensamos nesse assunto não é raro imaginarmos que ele diz respeito somente aos chefs e aos responsáveis pela cozinha, e esse é um grande erro de quem decide montar um restaurante. Considerando que você tenha escolhido empreender nessa área pelo simples fato de ter seu próprio negócio, sem necessariamente ser um chef, temos que te contar algo: para alcançar o sucesso e a simpatia de seu público você obrigatoriamente precisa saber literalmente tudo sobre o seu restaurante. E vamos além: não basta que você conheça os termos gastronômicos. É de suma importância que toda a sua equipe tenha conhecimento deles, gerando preparo para tirar qualquer dúvida ou questionamento dos clientes. Caso seu chef sugira um prato com legumes à Julienne, por exemplo, é preciso que todos saibam que se trata do corte em tiras finas, afinal uma ou outra pessoa pode perguntar do que se trata e seria de péssimo tom que quem estiver atendendo a mesa não saiba explicar.

5 dos termos gastronômicos mais importantes

Já sabendo a real importância de conhecer os termos gastronômicos, conheça agora 5 dos mais importantes e famosos: REDUÇÃO Tendo ganhado fama através dos programas culinários, o termo “redução” diz respeito a reduzir o líquido de uma receita. O caldo ou mesmo molho deve ser colocado em fogo baixo dentro de uma panela cuja tampa deve estar aberta, até ficar de acordo com a receita ou com o que o chef deseja. BRÛLÉ Quem nunca ouviu falar no crème brûlée, não é mesmo? O termo “brûlé”, especificamente, refere-se ao ato de queimar a cobertura do creme, lhe conferindo o famoso aspecto final. Para chegar ao resultado esperado costuma-se usar um maçarico sobre uma superfície feita de açúcar por tempo suficiente para deixá-la quebradiça e caramelizada. SALTEAR O termo “saltear” costuma ser muito empregado no preparo de legumes. O legume salteado, por sua vez, é aquele cozido em temperatura elevada, porém com pouca gordura e de forma rápida. Simples, não é mesmo? CLARIFICAR Como o próprio nome sugere, o termo gastronômico “clarificar” diz respeito justamente a tornar claro um líquido turvo, como um molho. Para isso, é preciso remover algumas de suas substâncias através de técnicas específicas, como a coagem. AROMATIZAR O termo “aromatizar”, por sua vez, refere-se a tornar especial o sabor ou o odor de um prato através do aroma de um tempero específico. Viu como os termos gastronômicos não são tão complicados? E agora que você já começou a conhecê-los, poderá utilizá-los em seu menu sem medo. Aliás, muitos termos gastronômicos, principalmente os mais requintados, nem sempre são viáveis para um estabelecimento, o que pode ser decidido com base na culinária trabalhada e no público que o frequenta. Mas, uma vez que se fazem necessários, devem estar no cardápio para restaurante, permitindo que o cliente tenha as informações que precisa acerca do prato escolhido. Para alterar seu cardápio com as nomenclaturas corretas ou mesmo criar um do zero, converse com a nossa equipe de designers. Temos certeza de que podemos chegar a um modelo perfeito para você.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Santana a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.