Se guiar pela trajetória de quem já percorreu o mesmo caminho que você é uma das melhores formas de evitar erros e garantir o sucesso do seu negócio, e foi pensando nisso que separamos nesse post algumas dicas de estratégias que são indispensáveis para donos de restaurantes, dadas por quem realmente entende do assunto e já empreendeu na área. São palavras de profissionais renomados, que certamente irão te ajudar.
Confira a seguir.
Dicas de estratégias para donos de restaurantes que querem alcançar o sucesso
NÃO DEIXE A CRISE AFETAR SEU NEGÓCIO
Para Roberto Bielawski, um dos fundadores do Grupo Ráscal, as crises sempre irão existir, cabendo a cada um buscar formas de manter a qualidade de seus produtos e serviços nos tempos difíceis. A dica principal é estar sempre pronto para renegociar e buscar por bons fornecedores constantemente.
OPTE POR CHECK LISTS CONSTANTEMENTE
Segundo Ricardo Garrido, responsável por marcas como Lanchonete da Cidade e Astor, é fundamental que o estabelecimento faça check lists com regularidade, além de provas mensais, sempre repensando o sentido de cada receita no contexto do dia a dia. Assim se torna mais fácil decidir
o que, como e quando precisa ser alterado.
ESTUDE O SEU MERCADO
Bernardo Ouro Preto está à frente de marcas como Eataly e St. Marche, e frisa a importância de estudar o mercado escolhido, nesse caso o gastronômico. Sua dica principal é que o empreendedor se possível viaje o mundo, podendo observar através de diferentes perspectivas
o que está sendo feito em outros países.
VALORIZE SUA EQUIPE
Seus colaboradores são parte essencial do seu negócio, sendo preciso investir no bem estar dos mesmos, como frisa Giovana Baggio, sócia do restaurante Maní. Preocupe-se em criar um bom ambiente de trabalho, se possível tendo uma verba justamente para esse fim logo no início.
CONTE HISTÓRIAS ATRAVÉS DE SEUS PRODUTOS
Marcelo Carneiro é o cervejeiro por trás da cerveja Colorado, mas possui dicas que são importantes também para restaurantes, como cativar seus clientes e consumidores através de histórias. Histórias essas que devem estar presentes em cada produto e prato, envolvendo seu nome, sabor, ingredientes e outras características. Um prato específico, por exemplo, pode ter como origem uma viagem incrível a outro país, o que já é uma história e tanto a ser contada na hora de servi-lo.
LEMBRE-SE QUE SUA IDEIA JÁ SAIU DO PAPEL
O consultor Adri Vicente Júnior, especialista em gastronomia, contribui com as dicas frisando o quanto é importante agir com os pés no chão, lembrando a todo momento que seu negócio não é mais um sonho e, portanto, deve ser tratado com total realismo. Essa sem dúvidas é uma das melhores maneiras de alcançar o sucesso mais rapidamente.
Gostou dessas dicas e gostaria de conhecer outras? Então dê uma olhada
nessa matéria do Estadão e saiba o que mais todos esses empreendedores têm para falar.
Não deixe de conhecer também outras dicas para donos de restaurantes em
nosso blog, onde sempre tem posts novos para te ajudar a
montar um restaurante de sucesso ou dar continuidade ao seu negócio da forma mais assertiva possível.