Administrar qualquer tipo de negócio é um trabalho árduo e que requer diversas características essenciais para um bom gestor. Isso não é diferente para quem possui um restaurante.
Não basta apenas ter coragem, criatividade ou simplesmente entender de gastronomia.
Administrar um restaurante também requer outras competências importantes, como liderança, flexibilidade nas decisões, habilidades de divulgação, atendimento e solução de problemas, além de outros elementos essenciais para a solidez do empreendimento.
Confira agora 7 características que o dono(a) de um restaurante bem sucedido precisa ter para alavancar o seu negócio.
1 – Sabe que antes de ter um restaurante, o dono de um restaurante possui um negócio
É fascinante quando ouvimos aquela história da pessoa que tinha múltiplas habilidades em cozinha e realizou o sonho de montar um restaurante, bem como pessoas que estão fugindo da crise e descobriram na comercialização de alimentos o sentido das suas vidas.
É claro que é extremamente importante ter paixão pelo trabalho, caso contrário, seu esforço não fará sentido. Mas, acima de tudo, você está gerenciando um negócio, que exige planejamento, dinheiro e demanda gastos para funcionar.
Ser uma pessoa de negócios exige a tomada de decisões pragmáticas, duras e racionais, dias e horas de dedicação e trabalho, conhecimento em gestão, além de um espírito empreendedor aguçado.
Caso você observe que não possui essas características como ponto forte, talvez seja melhor ter um parceiro de negócios confiável com esse perfil, enquanto você atua em outras frentes na qual possua mais habilidades.
2 – É um bom líder
Se você costuma ler notícias sobre administração de empresas, certamente já deve ter se deparado com as diferenças entre ser chefe e líder.
Resumidamente, o chefe é aquele que manda, é respeitado pelo temor, apenas delega tarefas aos subordinados e enxerga apenas metas e números. Já o líder é visionário, motiva e trabalha em equipe, buscando o engajamento e desenvolvimento de todos.
A capacidade de liderança é uma característica essencial para ser dono de restaurante bem sucedido, já que é necessário gerenciar equipes, entregas e diversos outros processos complexos do negócio.
Mais do que comandar um restaurante, é preciso saber delegar tarefas, valorizar e desenvolver equipes, ter uma atitude voltada à resolução de problemas, além de ter visão de negócio, senso de oportunidades internas e externas, entre outros elementos importantes.
3 – É referência e exemplo para os funcionários
Um elemento essencial dos donos de restaurantes de sucesso é saber gerenciar equipes, especialmente em momentos de estresse, desmotivação e alto movimento.
Ser referência para os funcionários envolve respeito e valorização do colaborador, deixando claro que todos são um time e que estão em busca de um objetivo em comum, onde todos saem ganhando.
Além disso, o líder tem a habilidade em propor soluções em vez de se limitar a cobrar respostas e metas.
É importante também que o dono saiba transmitir confiança, trabalhar em parceria com o time e ser um exemplo prático da
Missão, Visão e Valores do seu negócio.
4. Tem conhecimento do produto que vende
Se um cliente te perguntasse sobre quais são os principais diferenciais do seu cardápio, o que você, proprietário do negócio responderia? E se ele quisesse saber sobre os diferenciais de determinado prato, bebida ou sobremesa?
É importante conhecer os produtos que estão sendo comercializados no seu restaurante e instruir gerentes e funcionários a não só conhecerem os pratos, mas a saber vendê-los para os clientes.
As
Fichas Técnicas de Preparação e de Custo são importantes auxiliares nesse conhecimento. Por isso que é importante manter esses documentos atualizados. Caso você ainda não trabalhe com essas ferramentas, saiba mais sobre o que elas podem contribuir para o seu restaurante acessando nosso
Kit de Fichas Técnicas.
Além de conhecer os produtos que vende, o dono de um restaurante de sucesso também precisa conhecer tendências e novidades do mercado, desde o bairro onde está o restaurante até tendências mundiais.
5. Sabe ser flexível na administração do restaurante
É claro que a determinação e persistência são algumas das características principais de um dono de restaurante bem sucedido. É importante ter um objetivo em mente sobre o destino do seu negócio.
O problema é que o mercado pode ser imprevisível, e muitas vezes, em especial nos primeiros meses de funcionamento, o dono do restaurante precisa rever conceitos, fazer adaptações e até abandonar ideias que investiu inicialmente. Isso é ser flexível e saber se adaptar às adversidades.
Por exemplo, você quer implementar uma receita de família, que você, com seu conhecimento em gastronomia, tem certeza de que “vai pegar”. Só que o prato não faz sucesso e nenhuma adaptação alavancou as vendas. Por mais que isso lhe frustre, é hora de rever sua estratégia e, quem sabe, retirá-lo do cardápio.
Ser flexível é uma característica essencial para a solidez do negócio.
6. Sabe que deve ser um eterno aprendiz
Flexibilidade envolve também saber ouvir às pessoas. É receber feedbacks de colaboradores e clientes, estando disposto a fazer ajustes de acordo com as possibilidades e o conceito do restaurante. Essas adequações também envolvem o seu próprio modelo de gestão e relacionamento com funcionários e consumidores.
Um dono de restaurante bem sucedido sabe ouvir críticas, pois entende que elas são fundamentais para o aprimoramento do negócio e do seu papel como administrador.
Procure ter curiosidade sobre o seu segmento. Na medida do possível, pesquise, frequente palestras e eventos do setor, e busque informações não só no universo dos restaurantes, mas também dos negócios de modo geral.
Colocar-se em posição de aprendiz é também um gesto de humildade, já que você terá contato com pessoas que, mesmo que tenham uma formação diferente da sua, possuem bagagem que podem agregar valor a você e também ao negócio.
7 – Possui conhecimentos em marketing de restaurante
Assim como para qualquer negócio, o dono de um restaurante bem sucedido precisa ter um bom conhecimento de marketing para saber “vender seu peixe”.
Em outras palavras, é necessário conhecer as tendências em marketing para restaurantes, novidades em tecnologias e plataformas onde é possível divulgar seus produtos, ofertas, e atrair público ao seu estabelecimento.
Participar de eventos do setor, acompanhar as mídias sociais de grandes restaurantes e ler publicações especializadas em negócios são algumas das medidas comuns para adquirir noções de marketing para restaurantes.
Tendo esse conhecimento e por meio do apoio de profissionais especializados, você poderá elaborar um plano de marketing que ajudará a projetar o seu restaurante para atrair clientes e aumentar a lucratividade.
Donos de restaurantes bem sucedidos também possuem um cardápio bem elaborado. O que você tem feito pelo seu cardápio? Conte com a I9 Menu para torná-lo ainda mais atrativo para os clientes e alavancar as vendas dos produtos mais lucrativos através da Engenharia de Cardápio 😉
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