O que seu restaurante tem de especial que pode se diferenciar da concorrência? É claro que essa noção deve já constar desde o plano de negócios, mas o que você colocou em prática até o momento?
Quais inovações no cardápio, no ambiente e no atendimento, por exemplo, você implementou nos últimos meses? Você pode estar perdendo grandes oportunidades de vendas e aumento de lucro se não ficar atento a alguns detalhes simples, que já podem projetar o seu local como um verdadeiro point.
Quer saber como? Então veja 7 dicas sobre como destacar o seu restaurante da concorrência.
1 – Trabalhe seu restaurante como uma vitrine de loja atrativa
Trabalhar a fachada é muito importante, mas pense que muitas pessoas passam em frente ao seu restaurante e dão aquela espiada lá dentro, como curiosidade. Quantas dessas pessoas não poderiam se sentir atraídas e entrarem?
Dito isso, procure decorar a fachada e manter o ambiente interno sempre limpo, organizado e bem decorado de acordo com o conceito do seu restaurante.
Alguns elementos decorativos podem compor o lado de fora. Além de decoração, você pode inserir outras estratégias, como deixar uma vitrine para o salão ou que possibilite a visualização da cozinha (que deve estar limpa e organizada).
Outra estratégia é trabalhar para que aromas de alguns pratos sejam emitidos, como de carne grelhada ou sopas. Você pode também colocar um funcionário que convide às pessoas para visitarem o local.
2 – A trilha sonora pode destacar o restaurante da concorrência
Há pessoas que não procuram apenas um local para comer e curtir com os amigos, mas para fazer tudo isso apreciando gostos musicais específicos.
Pesquise quais estilos musicais são predominantes na concorrência local e entre o seu público alvo.
Você pode ter um grande tesouro em suas mãos se investir em uma trilha sonora que agrade muitas pessoas e seja o único da região, podendo atrair público inclusive na hora de escolherem seu restaurante para happy hours e aniversários, por exemplo.
Acústicos de violão e piano costumam ser ideais para locais que os clientes desejem conversar com mais privacidade. Já MPB e jazz transmitem a sensação de requinte, conforto e tranquilidade.
3 – Capriche na apresentação dos pratos, bebidas e sobremesas
Ao receber um produto bem decorado, muitas pessoas gostam de fotografá-lo e postá-lo nas mídias sociais como uma forma de ostentação – e isso por si só já divulga o restaurante gratuitamente.
Itens comuns como macarronada, hambúrguer, feijoada, por exemplo, podem receber determinados caprichos decorativos que os tornam especiais.
O mesmo vale para bebidas como caipirinhas, batidas, coquetéis, e sobremesas como tortas, sorvetes, entre outras opções.
Mais do que beleza, o ato de caprichar nos produtos do cardápio mostra um cuidado do estabelecimento em oferecer algo com valor agregado ao cliente.
4 – Treine funcionários para surpreenderem no atendimento
Investir em decoração, ambiente e produtos do cardápio certamente ajuda a diferenciar o restaurante dos concorrentes, mas um atendimento ruim pode por tudo a perder.
Procure treinar garçons e cozinheiros para lidarem com os pedidos dos consumidores com agilidade e o máximo de profissionalismo.
Um bom atendimento não se resume a agilidade, mas um bom relacionamento com os clientes.
O cardápio do restaurante pode ofertar opções extremamente comuns na região que está localizado, mas a simpatia dos garçons pode ser o grande diferencial.
Dependendo do perfil do seu estabelecimento, existem pessoas que adoram bater papo com garçons ou terem uma relação de proximidade, como se falassem com um amigo.
Por outro lado, restaurantes mais requintados também exigem garçons elegantes, que conheçam todos os elementos de cortesia e etiqueta para tornar aquela experiência ainda mais especial.
5 – Saiba lidar com erros e reparar problemas com clientes
Buscar ser o melhor da concorrência também exige uma boa dose de humildade e reconhecimento de erros.
Se os clientes saírem insatisfeitos com algum elemento do restaurante (comida, bebida, higiene, lotação, acessibilidade, entre outros) provavelmente não irão recomendar o local ou poderão espalhar avaliações negativas.
Treine seus colaboradores para que possam resolver os problemas e reclamações do cliente. Quando não for possível resolver os imprevistos, capacite sua equipe também para mostrar empatia e propor ideias ou soluções alternativas para remediar o acontecido na medida do possível.
Procure ter atenção também quando reclamações forem feitas nas mídias sociais e responda-as de forma personalizada e humanizada. Clientes percebem e não veem com bons olhos respostas automáticas e impessoais as suas reclamações.
6 – Ofereça conteúdos relevantes nas mídias sociais
Plataformas como o Facebook e o Instagram são muito vantajosas para os restaurantes, mas podem ir muito além de divulgar fotos dos itens do cardápio e oferecer promoções.
Você também pode publicar conteúdos relevantes como curiosidades gastronômicas sobre o tipo de culinária do seu restaurante, dicas de turismo na cidade, história do local, entre outros assuntos que podem ser compartilhados por curiosos.
Posts interativos com usuários, geralmente perguntando coisas como “Qual a sua sobremesa favorita?”, entre outras interações que podem conter humor – um grande atrativo. Certamente, o perfil do seu restaurante terá mais alcance de público e sua marca será mais projetada.
7 – Ofereça novidades no cardápio do restaurante
Procure atualizar o seu cardápio com itens que podem ser diferenciais.
Não precisa ser, necessariamente, um novo prato, mas um que possua um toque especial, um ingrediente único, combinações ou porções que talvez não existam em locais próximos – e essa proximidade pode ser o critério de escolha dos clientes na hora de visitar o seu restaurante.
Mas é importante manter o cardápio enxuto e analisar os custos necessários para trabalhar com novidades. Aplique a
Engenharia de Cardápio para aprimorar o seu menu e trabalhar estrategicamente produtos com maior popularidade e rentabilidade ou com pouco desempenho.
Outra dica é trabalhar com o cruzamento de insumos, ou seja, utilizar o mesmo ingrediente para criar composições diferentes. Além de gerar economia, você pode criar novidades incríveis e surpreender os seus clientes.
Para dar aquela turbinada no seu cardápio a um preço muito baixo, entre em contato com a I9 Menu. Seu cardápio é o principal pilar do seu restaurante e ele merece ser feito com uma criação profissional para que transmita a essência da gastronomia que você oferece.
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