Investir em elementos como atendimento, ambiente, mão de obra qualificada, divulgação em mídias sociais e cardápio elaborado são fundamentais para o negócio, mas como o seu restaurante de fato tem se projetado?
Em outras palavras, de nada adianta investir em estrutura se o seu restaurante não aparecer. Isso não engloba apenas ganhar visibilidade local, mas atrair mídia e projetar o nome do seu negócio, de forma que ele, realmente se torne uma atração.
Você pode atrair personalidades e investir em estratégias de marketing que irão fazer do seu negócio um verdadeiro point. Confira agora 6 ideias para chamar atenção da mídia para o seu restaurante.
1 – Pesquise quais mídias o público-alvo do seu restaurante costuma consumir
Provavelmente, quando você montou seu negócio, já definiu um público-alvo. Agora, quando falamos em divulgação do restaurante, você precisa avaliar quais tipos de mídia esse público costuma consumir.
Por exemplo, se o seu público-alvo são pessoas que apreciam rock, quais tipos de mídia eles consomem? Provavelmente devem ouvir rádios especializadas, frequentar baladas e festivais com atrações nesse estilo musical. Pesquise também quais sites, blogs e canais são referência no gênero.
Ter essa noção inspirará muitas ideias estratégicas na hora de chamar a atenção da mídia para o seu restaurante.
2 – Analise os segmentos de interesse para atrair mídia ao seu restaurante
Tendo estabelecido quais tipos de mídia o seu público-alvo mais consome, analise quais têm maior relevância para seu negócio e quais tem custo mais viável também, para aumentar suas chances de retorno e diminuir seu risco de prejuízo, caso o anúncio não traga resultados.
Veja também os canais e personalidades de maior relevância para o seu público-alvo, especialmente os focados em gastronomia, turismo, cultura ou que estejam relacionados ao seu negócio.
Você pode ir para outros segmentos que estejam relacionados ao seu conceito. Se o restaurante fica em uma cidade histórica, por exemplo, um programa de TV ou revista que aborde História pode também entrar na sua lista. O mesmo vale se o seu negócio é focado em música, universo geek, entre outros.
3 – Convide especialistas e personalidades para visitar seu restaurante
Ainda que hoje vivemos em um mundo cada vez mais conectado, investir em relacionamento presencial é uma das melhores estratégias para atrair visibilidade ao seu restaurante.
Convide blogueiros, especialistas e personalidades famosas, escolhidas estrategicamente, para terem uma experiência exclusiva no seu restaurante, especialmente se a casa fizer um lançamento de um prato ou realizar degustações de novas bebidas e sobremesas, por exemplo.
É importante verificar se esses convidados estão de acordo com o perfil do seu negócio.
O seu restaurante também pode virar pauta para reportagens. Se ele oferece alimentos saudáveis e atende a públicos específicos como vegetarianos e veganos, por exemplo, você pode convidar jornalistas de publicações voltadas à saúde, sustentabilidade, entre outros, que podem até utilizar o seu cardápio como referência para as matérias.
O importante é que todos esses convidados tenham a melhor experiência no seu estabelecimento, de forma que ela possa ser transmitida e recomendada por eles, agregando valor à marca.
Importante: lembre-se de que convidar mídia ao seu restaurante não é garantia de que todos os convidados irão divulgá-lo e/ou atribuírem comentários positivos. Não exija que “fale bem” do seu estabelecimento. Se eles gostarem, isso acontecerá naturalmente. Esteja receptivo aos feedbacks negativos.
4 – Envie amostras grátis para provocar o paladar do seu público-alvo
Se o seu restaurante trabalha com um produto especial, ou a casa fabrica algum tipo de guloseima ou bebida como cerveja artesanal, por exemplo, você pode enviar amostras para repórteres e produtores de veículos especializados, escolhidos estrategicamente, para degustarem.
Você pode incluir uma nota escrita à mão e em uma embalagem especial no melhor estilo “cortesia”. Lembre-se de sempre incluir informações do restaurante, os contatos e um cartão de visita.
O tom da cortesia deve ser de convite, com frases como “Venha jantar conosco!”, ou “Venha conhecer nossos produtos”. Inclua também as mídias sociais do restaurante, para que os interessados já possam conhecer mais sobre o local.
5 – Marque presença em eventos do setor e outros relacionados
Setores como gastronomia e alimentação fora do lar costumam realizar diversos encontros, que reúnem palestrantes, fornecedores, empresários do segmento e também as mídias especializadas.
Aqui mesmo, no blog da I9 Menu, você pode ficar por dentro de alguns eventos importantes do setor, como o
SuperRio Expofood,
Feira Equipotel e
Fipan, entre outros.
Além de ficar por dentro de novidades do setor de alimentação, ampliar conhecimento sobre o negócio e fazer contatos estratégicos, é uma boa oportunidade para você divulgar seu restaurante.
É imprescindível levar cartões de visita e distribuí-los para públicos estratégicos. Faça também o check-in nas mídias sociais e mostre que o estabelecimento está antenado com as novidades do mercado.
Além dos encontros, o restaurante também pode participar de concursos locais (como os que premiam o melhor hambúrguer, massa, entre outros produtos), e de festivais como o Restaurante Week, Veja Comer e beber e Bom Gourmet.
6 – Crie uma rede de contatos on-line para vendas
Existem diversos meios para o seu restaurante aparecer. Você pode participar de organizações empresariais locais, que inclusive mantém boletins informativos pelas quais você pode anunciar o seu estabelecimento.
É possível também realizar parcerias com outras empresas locais com atuação relacionada às atividades do seu restaurante. Confira algumas ideias abaixo:
– Criar pacotes de turismo que incluem acomodações em hotéis da região, descontos em lojas, atrações culturais, além de refeições no restaurante;
– Fazer parcerias com instituições voltadas à sustentabilidade e receber, por exemplo, baterias de celulares usadas em troca de descontos em refeições (ou uma sobremesa grátis, por exemplo);
– Realizar promoções de Dias dos Namorados, dos Pais, ou das Mães, por exemplo, com canais de comunicação como estações de rádio, televisão, jornais e mídias sociais;
– Patrocinar festivais locais, especialmente os que são marcas registradas da cidade e atraem diversos turistas;
– Fazer parcerias com teatros, cinemas e outras instituições culturais, que podem sortear ingressos para o público, por meio de ações nas mídias sociais ou presencialmente.
– Patrocinar eventos de caridade e contribuir ativamente para questões que beneficiam a comunidade local.
Como você pode ver, existem diversas formas de chamar a atenção da mídia para o seu restaurante e alavancar as vendas.
Diante dessas possibilidades de receber mais holofotes e atrair clientes, o seu cardápio encontra-se à altura? Conte com a I9 Menu para turbinar o seu cardápio e deixar a experiência dos visitantes ainda mais especial e marcante.
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