Você sabe o que é um bistrô? Esse termo tem ganhado cada vez mais fama pelo mundo e habitado o imaginário de quem aprecia uma boa refeição fora de casa e não abre mão de uma experiência requintada, mas será que é isso mesmo que ele entrega? Se você também tem essa curiosidade, e principalmente se está pensando em abrir um estabelecimento desse tipo, continue a leitura desse post até o final para saber o que, afinal, precisará entregar aos seus clientes.
Você verá que um bistrô é algo mais simples do que imaginamos, e com um conceito que causa imediata vontade de empreender.
O que é um bistrô
Para saber o que é, é preciso entender antes como surgiu, e como em inúmeros outros casos, a exemplo do post sobre
a origem do bar, a origem do bistrô possui mais de uma versão.
Todas elas, porém, remetem à França, sendo que a mais famosa afirma que o termo surgiu em 1815, quando as mulheres francesas, sozinhas por conta da guerra ou dos trabalhos de seus maridos, vendiam comida em suas casas como forma de obter uma renda extra. Outra versão conta que o termo se popularizou por conta dos russos anos mais tarde, mais especificamente na Segunda Guerra Mundial, pois ao entrarem nos restaurantes franceses para uma refeição eles diziam “bystro”, que nada mais quer dizer do que “rápido”.
Há ainda uma terceira versão, que remete a palavra aos donos dos estabelecimentos que vendiam vinhos, deixando a história um tanto quanto confusa. Quem deseja realmente saber o que é um bistrô, de qualquer maneira, não precisa se prender a isso, mas sim saber que trata-se de um estabelecimento normalmente com estilo ou características francesas, que são pequenos, aconchegantes e servem ótimas refeições.
Na França, por sinal, os pratos de destaque no país também são encontrados nos inúmeros bistrôs espalhados pelas ruas.
Os diferenciais dos bistrôs
Agora que você já sabe o que é um bistrô, já conseguiu perceber que ele não é necessariamente um restaurante comum ou café, e há ainda outras características que o tornam diferente.
Algumas delas são:
AMBIENTE INTIMISTA E PROXIMIDADE COM O CLIENTE
Por serem pequenos, os bistrôs conseguem entregar uma atmosfera intimista e acolhedora, que não raramente é complementada por uma boa música ambiente.
A relação de proximidade com o cliente também é constante, abrindo inclusive a possibilidade para que alguns pratos possam ser preparados exatamente ao gosto de quem irá prová-los.
BOA REFEIÇÃO A PREÇO MAIS ACESSÍVEL
Apesar do que possa parecer, os bistrôs não foram criados para serem ambientes requintados, como muitos restaurantes. Muito pelo contrário: a simplicidade está presente, seja no serviço, na decoração ou em ambos, e por mais que alguns pratos sejam mais elaborados, a proposta é sempre oferecer preços mais acessíveis.
O DONO À FRENTE DE TUDO
Como em qualquer outro negócio, aqui o dono também está à frente de tudo, em parceria ou não de um bom chef, e é comum também existirem os bistrôs comandados por famílias, uma vez que por serem menores costumam ser mais fáceis de administrar.
O tamanho reduzido e a informalidade trabalhada, bem como a proximidade com o cliente, permitem ainda que o cardápio seja alterado com frequência, atendendo ao gosto de todos, ou sempre que se julgar necessário.
E, por falar nisso, agora que você já sabe o que é um bistrô, conheça as a nossa página com opções de
cardápio para bistrô e inspire-se para criar o seu. Se surgir alguma dúvida,
entre em contato para conversar com a nossa equipe.