Pensar em um
cardápio para bistrô significa pensar em criar algo único, que combine perfeitamente com o ambiente proposto nesse tipo de estabelecimento. Via de regra, os bistrôs costumam trabalhar pratos franceses, principalmente, e obviamente, os que estão localizados na França, mas será que você também precisa seguir essa linha? Não podemos negar que alguns ingredientes mais requintados podem ser necessários, mas no que diz respeito aos pratos em si é possível variar consideravelmente sempre com uma boa dose de criatividade.
Para te ajudar, separamos nesse post alguns exemplos de pratos e bebidas já trabalhados em alguns bistrôs brasileiros, assim você poderá perceber o quão longe pode ir quando o assunto é sabor e agradar os clientes.
Opções reais de cardápio para bistrô que fazem muito sucesso
PRATOS
- Escalopes acompanhados de molho dijon;
- Ragout de cordeiro acompanhado de cerveja;
- Peixes grelhados ou à milanesa;
- Linguine de frutos do mar;
- Carpaccio de carne;
- Risoto de camarão;
- Ceviche;
- Espaguete acompanhado de ragu de costelinha;
- Lasanhas;
- Salmão grelhado com acompanhamentos.
SOBREMESAS
- Cheesecake;
- Banana cozida com canela, óleo de coco e outros acompanhamentos;
- Petit gâteau;
- Mil folhas de morango, Romeu e Julieta e outros sabores;
- Brownie com sorvete;
- Mousse de chocolate;
- Churros com ganache;
- Tortinhas diversas;
- Crème Brûlée;
- Salada de frutas com frutas da época.
BEBIDAS
- Vinhos;
- Sucos naturais;
- Cervejas nacionais e importadas;
- Chá gelado;
- Coquetéis com e sem álcool;
- Espumantes;
- Refrigerantes;
- Licores;
- Soda italiana;
- Café.
O que mais você deve saber na hora de montar um cardápio para bistrô
Viu como são diversas as opções de cardápio para bistrô que você pode trabalhar? Porém, mais importante que isso é saber como esse cardápio deve ser criado para encantar seus clientes, combinar com o seu negócio e causar uma ótima primeira impressão.
O material utilizado, por exemplo, não deve ser qualquer um. Acabamento em capa dura, fixação de folhas com parafuso e um design diferenciado fazem toda a diferença e ainda facilitam a sua vida e a do seu chef na hora de atualizar o cardápio. Aliás, no nosso post sobre
O que é um Bistrô mencionamos a questão da lendária inexistência de um menu fixo (o que atualmente nem sempre precisa ser levado a sério).
A forma como cada item vendido é exposto no cardápio para bistrô também faz uma enorme diferença, não sendo à toa que existe a chamada
Engenharia de Cardápio, conhecida por colocar cada comida e bebida em seu devido lugar, otimizando seu lucro.
E por falar em otimizar lucros e em cardápios, não podemos nos esquecer de que isso inevitavelmente acaba levando à cozinha e à
Ficha Técnica, na qual consta os ingredientes de cada prato e é possível avaliar quanto ele de fato custa para ser produzido. Ou seja: se utiliza insumos demais e não tem saída, talvez seja melhor sair do cardápio, e é aí que podemos notar como todos esses assuntos estão interligados.
Resumindo: pensar no que irá compor o cardápio do seu bistrô é uma tarefa relativamente fácil quando comparada à tarefa de realmente criar esse cardápio pensando em literalmente todas as suas características, tema esse que leva a outro conteúdo importante: o de
Como Montar um Bistrô.
Ficou com alguma dúvida? Calma: entre em contato para conversar com a nossa equipe de designers, temos certeza de que podemos te ajudar.