Você, provavelmente,já ouviu a famosa frase que afirma que a vida imita a arte.
Pensando nela, selecionamos 5 filmes que tem o universo culinário como pano de fundo e acabam por fornecer preciosas lições sobre como administrar um restaurante. Então, voilà: confira a lista e assista o filme!
Ano: 2007
Direção: Brad Bird
Gênero: Animação
Ratatouile, que também é o nome de uma tradicional receita francesa com legumes, conta a história de Remy, que mora em umas das principais capitais gastronômicas do mundo, Paris. Com um paladar sofisticado, sonha em se tornar um chef de cozinha – e tem talento de sobra para isso – porém, Remy é um rato.
Um dia, a vida o coloca na cozinha de um dos mais finos restaurantes da capital francesa e, então, contornando todos os problemas, ele decide transformar seu sonho em realidade.
Da decisão de abrir um restaurante até a concretização desse sonho, há um caminho a ser percorrido. Durante esse percursos existem obstáculos a serem percorridos, mas com um bom planejamento, definição do projeto, escolha do cardápio adequado ao público, a equipe certa (e treinada) e com uma administração de restaurante correta, é possível obter os resultados desejados.
Desistir diante das dificuldades ou fingir que elas não existem, contudo, não dará as condições necessárias de prosseguir. Por isso, saiba o que é preciso para abrir um restaurante, organize-se e vá à luta!
Ano: 2007
Direção: Robert Scott Hicks
Gênero: COmédia romântica
Kate Armstrong (papel de Catherine Zeta-Jones) é uma experiente chef de cozinha, trabalhando em um restaurante sofisticado em Manhattan. A intensidade e o perfeccionismo com que desenvolve seu trabalho intimida as pessoas do restaurante que, no entanto, a obedecem devido à sua competência.
Sua rotina, contudo, se transforma totalmente quando a irmã falece em um acidente, deixando sua sobrinha (Abigail Breslin) sob sua responsabilidade. Para complicar ainda mais, o restaurante contrata um novo Chef, Nick (Aaron Echhart), com temperamento bastante diverso do seu.
A convivência com a sobrinha e a rivalidade (e o romance) com o novo profissional levam Kate a sair de sua zona de conforto.
Muitos ensinamentos podem ser tirados dessa história, começando pelo fato de que não importa quanto um profissional é competente ou qual o nível hierárquico que ele possui. Para administrar um restaurante, o gestor precisa valorizar todos os colaboradores, lembrando que cada um é uma peça única do quebra cabeças e, basta a falta de uma delas, para deixar de alcançar o resultado final.
Além disso, é conveniente lembrar que, por mais que a vida profissional seja ótima, é preciso tempo para a vida pessoal.
Ano: 2014
Direção: Jon Favreau
Gênero: Drama
Carl (Jon Favreau) é o chef de um restaurante famoso em Los Angeles, mas sempre bate de frente com o dono que não aceita suas sugestões para inovar o cardápio.
Um dia ele enfrenta um renomado crítico, que publicou uma nota bastante desfavorável sobre seus pratos, e acaba sendo demitido. E o que já era ruim fica ainda pior quando a briga, filmada por um frequentador do restaurante, vai parar na internet, impedindo-o de conseguir uma vaga em outros restaurantes.
Para sair dessa situação, o chef precisará recomeçar sua carreira para ter sua vida de volta.
Fica evidente que o impasse relacionado à inovação de um cardápio, por conta da opinião do Chef e a dificuldade da pessoa responsável por administrar o restaurante em ouvir, só pode ser resolvida de modo profissional.
Outro ponto evidente é que é preciso serenidade nas discussões e cuidado com a exposição do restaurante na internet. O filme também enfoca o chamado restaurante pop-up.
Ano: 2014
Direção: Lasse Halsstrom
Gênero: Drama
Dona de um restaurante famoso no sul da França, Madame Mallory (Hellen Mirren), sente-se ameaçada quando um concorrente indiano abre um restaurante em frente ao seu – a administração do restaurante é de uma família que fugiu da violência política na Índia.
A guerra entre ambos os estabelecimentos ocorre até que a Madame reconhece o talento culinário do filho de seu adversário e passa a ensiná-lo sobre a culinária francesa, sem que ele abandone suas raízes indianas.
A concorrência sempre vai existir e a melhor maneira de lidar com ela é se concentrando na qualidade de serviços e produtos.
Há espaço para todos e, sendo realmente bom, o restaurante terá seu público. Fora isso, o filme mostra que a inovação e a criatividade é constante em um restaurante – e a engenharia de cardápio é a ferramenta adequada para definir as mudanças.
Ano: 2015
Direção: John Wells
Gênero: Drama
Por conta do abuso de drogas, Adam Jones (Bradley Cooper), destruiu sua carreira de renomado chef em Paris. Ele tem sua segunda chance, contudo, quando é contratado por seu antigo maître para ser o chef de cozinha de um restaurante requintado, quando passa a exigir a perfeição da sua recém-formada equipe a fim de realizar seu sonho de ganhar uma terceira estrela Michelin.
Não importa o quanto tenha dado errado sua experiência anterior, é possível recomeçar – e usar o aprendizado já adquirido para fazer o melhor possível – sempre lembrando que em um restaurante, tudo é fruto do trabalho em equipe!
Gostou das dicas? Lembra-se outro filme que merece estar nesta lista? Envie os dados para nós e acompanhe nossas publicações!
Referências:
Meu conhecimento (sou cinéfila)