A importância da primeira impressão no lucro do seu restaurante

Como diz aquele famoso ditado, “a primeira impressão é a que fica” e ela também tem influência direta no lucro do seu restaurante. Afinal, você pode até acreditar que está tudo em ordem em relação a ele, mas será que quem o visita pela primeira vez também terá essa sensação? Quem entra em seu restaurante certamente irá observar uma série de elementos e, se sair satisfeito, irá voltar, ficar por mais tempo, indica-lo a outras pessoas e aumentar a sua clientela.

Por isso, é preciso se atentar para a impressão que seu estabelecimento está passando, pois ela é fundamental para conquistar clientes e auxiliar na divulgação. Veja abaixo 12 pontos que merecem sua atenção e devem ser trabalhados com excelência:

RECEPÇÃO

A pessoa responsável pela recepção em seu restaurante é o primeiro contato do cliente, e se for uma pessoa atenciosa, prestativa e cordial certamente causará uma ótima primeira impressão. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado, não é mesmo? No entanto, se o tratamento for grosseiro, arrogante e demonstrar desinteresse poderá incentivar a pessoa atendida a ir embora no mesmo momento sem dar uma segunda chance ao estabelecimento e provavelmente com a intenção de propagar negativamente seu nome.

ÁREA DE ESPERA

O local está cheio e os clientes precisam aguardar em uma área de espera para a liberação das mesas? Se ela for muito apertada e eles ficarem em posições desconfortáveis, podem facilmente desistir e procurar outro local para comer, ainda mais se a espera for longa. Para evitar que isso aconteça, crie um ambiente agradável e adequado, podendo contar até mesmo com serviço de drinks ou deixar uma tela ligada exibindo algum conteúdo interessante, como shows ou jogos de futebol, fazendo com que quem esteja aguardando se sinta entretido e, principalmente, recebendo atenção.

 

DECORAÇÃO

É por onde os clientes de fato irão entrar em contato com o conceito do seu restaurante, além de confirmarem, muitas vezes, o que ouviram falar dele. Essa primeira impressão já começa pela fachada, que deve ser convidativa e bem cuidada, assim como a parte interna, por isso busque transmitir claramente a proposta do restaurante por meio da identidade visual. Caso o imóvel escolhido não se encaixe com a ideia proposta pela casa, é bom pensar em uma reavaliação para que esses detalhes não sejam confundidos assim que os clientes entrarem. Isso pode, inclusive, diminuir a credibilidade da casa.

Imagine, por exemplo, a má repercussão de um restaurante japonês que utiliza muitos elementos que diferem do que realmente existe na cultura japonesa, como paredes de tijolo a vista ou uso de cores conhecidas por “despertar o apetite”, como amarelo e laranja.

BANHEIROS

Os banheiros são um reflexo da preocupação do restaurante com a higiene. Por isso, é necessário ter sempre atenção com a limpeza desses locais, bem com a disponibilidade de papel e itens para higienização das mãos. Um banheiro desconfortável também pode criar uma impressão negativa.

CHEIROS NO AMBIENTE

Quem já não se sentiu atraído para um local ao passar em frente e sentir um delicioso cheiro de comida, não é mesmo? Os aromas fazem parte das boas sensações que um cliente deve sentir ao entrar em seu restaurante, então preencha o ambiente com cheiros que destaquem o primor e cuidado com seus pratos. Mas tome cuidado, pois os odores de gordura e alimentos queimados geram o efeito oposto.

COPOS, LOUÇAS E TALHERES

Aqui vai mais um item que remete à impressão que os clientes têm sobre a higiene do seu restaurante. Antes mesmo que façam o pedido, provavelmente eles já terão contato com copos, talheres e outras louças e, se encontrarem marcas de dedos em um copo, pequenas crostas em um garfo ou colher ou manchas em uma louça, certamente vão se questionar sobre o cuidado do estabelecimento com a limpeza geral e os alimentos. Podem até pedir para o garçom fazer a troca, mas também  poderão desistir de pedir algo e irem embora dispostos a não voltarem mais.

COMIDAS E BEBIDAS

Cuidado para não servir pratos e bebidas que diferem do que é vendido no cardápio, tanto em cores, características, tamanhos reais e principalmente na qualidade e aspecto dos ingredientes, afinal receber algo diferente do que pediu é um dos fatores que mais desapontam os clientes. Treine sua equipe para conferir tudo antes de chegar à mesa, lembrando que a agilidade ao entregar os pratos também conta muitos pontos e que é muito irritante, principalmente quando se está com fome, ficar por um bom tempo sem comer e nem beber nada enquanto espera seu prato.

ILUMINAÇÃO

Cuidado com ambientes muito escuros ou iluminados demais e trabalhe a iluminação de acordo com a proposta do local e o tipo de público que o frequenta. Quanto a lâmpadas queimadas, busque evitar a qualquer custo, pois transmitem a sensação de descuido por parte da gerência.

SINALIZAÇÃO

Apenas o fato de existirem placas de sinalização no estabelecimento não é o suficiente para causar uma boa primeira impressão nos clientes. Uma placa escrita à mão, e até de forma incorreta pode causar dúvida sobre o cuidado da casa, então procure providenciar placas com um visual mais profissional, alinhado com a identidade visual do seu restaurante. Utilizar artesanato também é uma ideia bem vinda e pode também ser um atrativo interessante.

LIMPEZA

Detalhes importantes para observar: o chão está sujo? As vidraças e janelas estão opacas pela presença de pó e gordura? As mesas possuem restos de comida, bebidas ou manchas de poeira? Saleiros e porta guardanapos estão grudentos? Tome cuidado com esses detalhes e providencie uma limpeza eficiente. São detalhes que os clientes reparam, anotam e utilizam como forma de avaliar, permanecer e recomendar (ou não) o seu restaurante.

BARULHO

O nível de ruído é apropriado para o seu tipo de restaurante e público que o frequenta? Essa também é uma pergunta que você deve se fazer, pois o som ambiente, bem como o que vem de fora, também afetam a primeira impressão. Quem vai a um bistrô francês, por exemplo, provavelmente irá se incomodar caso ele tenha um grau de barulho característico de um boteco onde as pessoas vão para assistir futebol. Uma boa isolação acústica pode evitar que os clientes sintam dificuldades de conversar entre si por conta do barulho.

ATENDIMENTO DOS GARÇONS

Por fim, um mau atendimento pode colocar tudo a perder. Os garçons são os grandes vendedores da casa, já que são os profissionais que mais estão em contato com o cliente, e por isso devem ser treinados para serem cordiais, atentos, concentrados e pacientes. Divida os garçons por áreas para evitar sobrecargas de mesas para atender e instrua-os a sempre zelar pela limpeza e evitar muita demora ao trazer a conta quando solicitado, fator este que também gera insatisfação dos clientes.

Lembre-se sempre: a boa primeira impressão de um restaurante é fundamental para manter a lucratividade e atrair cada vez mais clientes, portanto trabalhar os pontos que citamos é mais do que uma obrigação para qualquer empresário.

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