Cadastro de clientes para restaurante: uma ferramenta poderosa

Cadastro de clientes para restaurante: uma ferramenta poderosa

Existem diversas formas de atrair clientes assíduos ao restaurante, seja pela excelente experiência de atendimento, pelo ambiente ou pelo cardápio (um dos meios mais importantes), mas hoje chamaremos a atenção para outra estratégia: o cadastro de clientes. Basicamente, é importante que o restaurante invista em mecanismos que possibilitem aos consumidores deixarem seus dados de contato, como e-mail e telefone, preferências de pratos, entre outras informações relevantes. Desta forma, você terá uma preciosa base de dados, que servirá para futuras ações de marketing do restaurante, tais como a divulgação de eventos e convites especiais. Fique por dentro e saiba mais como o cadastro de clientes pode ser uma poderosa ferramenta para atrair clientes para seu estabelecimento.

Algumas vantagens de investir no cadastro de clientes

Ajuda a fidelizar o cliente

Pesquisadores da universidade de Harvard apontam que clientes frequentes compõem, em média, 15% da base de consumidores dos restaurantes, mas chegam a contribuir com cerca de um terço do total de receitas. Os especialistas apontam que, se aumentar a frequência de visitas de consumidores em apenas cinco por cento, os lucros podem crescer em pelo menos 25%. O cadastro de clientes permite que haja essa fidelização, já que com informações de contato e perfil, você pode direcionar melhor suas estratégias de marketing e convidar este público para ocasiões especiais, além de ofertas promocionais e/ou exclusivas por meio do envio de e-mails marketing ou de mensagens no WhatsApp via lista de transmissão, por exemplo.

Atendimento mais personalizado

Por meio da reunião de informações do cliente é possível saber, por exemplo, quais deles costumam pedir primeiro uma bebida antes do prato, quais têm inclinação pelas sobremesas do local e até identificar as ocasiões costumam frequentar o restaurante (por exemplo, no dia dos namorados). Não tem muito segredo: investir no cadastro de clientes possibilita ao restaurante conhecer melhor o perfil de quem será atendido e, desta forma, os garçons terão mais condições de sugerir combinações mais adequadas ao perfil do consumidor. Outra vantagem é a redução dos possíveis problemas relacionados ao atendimento, já que o cliente perceberá que está recebendo uma atenção mais personalizada.

Saber o que a clientela mais gosta de consumir

Por meio do cadastro de clientes do restaurante você pode ter uma noção maior de quais pratos são os preferidos dos consumidores. Ter essa consciência ajuda a direcionar melhor as promoções de itens como bebidas e sobremesas, já que o restaurante pode direcioná-los prioritariamente a quem mais tem interesse pelos produtos. Outra vantagem é a influência direta dessas informações no cardápio, já que é possível mensurar e planejar melhor as atualizações e novidades. Se você sabe, por exemplo, que existe uma parcela considerável de clientes que adora consumir sorvete em períodos mais quentes, você pode criar sobremesas altamente lucrativas e ofertar a eles nesse período.

O cliente pode se sentir VIP

A partir do momento que um cliente deixa seus dados com o restaurante, ele está dando um voto de confiança ao estabelecimento. Uma forma de incentivar esse cadastro é estimular essa confiança, deixando o cliente consciente de que ele entrará em uma espécie de “clube especial” e não um simples motivo para lotar a caixa de e-mails dele de spams sem relevância. Procure fazer com que essa base de clientes tenha algumas vantagens, como descontos exclusivos, prioridade na divulgação de promoções, entre outras ações importantes. Faça convites especiais aos clientes para comemorarem aniversários, happy hours e celebrar outros momentos importantes no restaurante. Usando o tom certo (como se o convidasse para comemorar na sua casa) certamente fará o consumidor se sentir mais especial.

Algumas formas de cadastrar clientes para o restaurante

Pesquisa de Satisfação

Além de ser essencial para saber onde os erros e acertos do restaurante, a pesquisa de satisfação de clientes ajuda a criar um banco de dados dos clientes, já que, para responder, o consumidor precisa preencher algumas informações para prosseguir. Feita por meio on-line ou quando o cliente estiver no restaurante, é necessário que o convite para o preenchimento não seja feito de forma invasiva. Você pode oferecer recompensas aos clientes, como descontos exclusivos e participação em sorteios especiais, por exemplo. Ofertas, promoções, sorteios e outros incentivos para o cliente se cadastrar Quem não gosta de promoções e sorteios, não é mesmo? É aí que mora uma excelente oportunidade para você obter um bom banco de dados de clientes. Realize sorteios e promoções (como um happy hour na faixa ou um almoço grátis, por exemplo) na qual o cliente precise se cadastrar para participar. Nesse cadastro, solicite informações estratégicas que servirão para montar o banco de dados. É comum que esses atrativos sejam oferecidos nas mídias sociais, uma estratégia de marketing que, ao mesmo tempo, ajuda a projetar a marca e a coletar informações interessantes fornecidas pelos consumidores.

Por meio do acesso ao Wi-Fi do restaurante

Já abordamos recentemente aqui no blog sobre as vantagens de oferecer Wi-Fi aos clientes no restaurante. Um desses benefícios vem ao solicitar que o cliente faça um cadastro para ter acesso. Esse cadastramento pode ser feito por meio de preenchimento de alguns campos ou mesmo por meio de perfis do consumidor nas mídias sociais. Isso, por si só, já te ajuda a ter um banco de dados estratégico dos clientes para ações de marketing futuras.

Ferramentas automatizadas de gestão

Os sistemas de automação de gestão estão cada vez mais presentes nas empresas e isso não é diferente nos restaurantes. Após fazer o cadastro de clientes para o restaurante, você pode utilizar uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, traduzido para o português) para armazenar e gerenciar esses dados. Basicamente, é um software que auxilia os restaurantes a terem um banco de dados dos seus clientes. Após coletar os dados dos consumidores, como o nome, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento, preferências e interesses (inclusive nas formas de pagamento), o sistema realiza análises sobre as necessidades do cliente. Lá é possível registrar informações como elogios e reclamações, montando um histórico interessante e necessário. A ferramenta também te ajuda a traçar determinados perfis e, com base nessas informações, o restaurante pode criar ofertas, promoções exclusivas e efetuar melhorias estruturais. Para concluirmos, aqui vão algumas dicas adicionais muito importantes: - Procure sempre atualizar os dados dos clientes, como telefones e endereço, e zelar pela segurança dessas informações. - Procure ser transparente e honesto ao solicitar o cadastro, seja ao esclarecer os benefícios da ação (como descontos), ou fornecer a opção do cliente de declinar de receber ofertas por e-mail, por exemplo. - Nem todo cliente se sentirá confortável em fornecer dados de contato para o restaurante, e a insistência feita de forma invasiva pode gerar um efeito negativo. Saiba negociar e oferecer vantagens. Além do cadastro de clientes, o cardápio é outro elemento essencial para atrair clientes ao restaurante. Vale ressaltar que o cadastro de clientes é uma poderosa ferramenta para conhecer as preferências e atrair um público fiel ao restaurante, mas para ter resultados reais com essa ferramenta, é preciso agregar suas informações à atualização e reciclagem do seu cardápio, buscando sempre destacar e tentar vender os pratos mais lucrativos para seu estabelecimento. Confira nossas melhores criações de cardápio clicando no link abaixo ;)
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