De que forma você tem trabalhado seu cardápio de boteco? Quais estratégias você tem adotado para vender adequadamente suas bebidas e pratos? O cardápio é a melhor oportunidade que você possui para divulgar os diferenciais do seu bar e atrair clientes, por isso, ele precisa ser muito bem trabalhado não só no aspecto visual, mas na forma de descrever os produtos, na otimização dos insumos e na disposição estratégica de elementos gráficos, preços e opções rentáveis.
Nós vamos te ajudar nessa tarefa a partir de agora, com dicas especiais sobre como montar um cardápio de boteco. Aprimore o seu menu para alavancar as vendas e a lucratividade do seu negócio!
1- Comece pelo conceito
A chave do sucesso de qualquer empreendimento de alimentação é seu conceito. Pense em qualquer franquia de alimentação que você conhece e pare para pensar: todas elas tem uma tipo de comida e experiência que as pessoas vão atrás quando pensam naquelas marcas.
No seu boteco não pode ser diferente: você deve formatar toda sua decoração, vestimenta dos garçons, atendimento e principalmente O CARDÁPIO, à esse conceito que você quer transmitir. E por falar em cardápio, vale ressaltar que os preços que você deve praticar TAMBÉM SÃO DEFINIDOS PELO CONCEITO do seu bar e não unicamente pela concorrência.
Muitos empresários desse setor quando estão começando, pensam que podem vender seus produtos por um “preços mais justo” e que isso vai fazer seu negócio ser um sucesso, quando na verdade esse preço baixo pode até atrair muitos clientes, mas vai deixar seu estabelecimento refém do preço baixo e sem lucratividade, apesar de estar sempre lotado.
Veja nossa entrevista com Maurício Tocci, que você vai entender bem essa questão do conceito e sobre a importância de adaptar todo seu bar à essa ideia 😉
2- Adeque seu cardápio à seu público
Estude qual é o perfil de público do seu bar, levando em consideração fatores como idade, classe social, gênero, interesses e outros dados necessários para que você possa desenvolver as opções adequadas para o cardápio. Pesquise sobre as tendências mais adotadas pelos concorrentes e o que os consumidores têm comentado sobre os drinks, petiscos e pratos mais populares desses locais.
Se na região onde seu bar está localizado é comum oferecer um tipo de petisco ou drink, porque não se diferenciar da concorrência e oferecer um sabor ou uma combinação diferente? Use sua criatividade, alinhada com planejamento e principalmente COM O CONCEITO DO SEU BAR.
3- Defina o que vai oferecer, destacando as bebidas
Quem procura um bar normalmente tem como principal interesse as bebidas e, por isso, costumam ser o carro chefe do cardápio. Por isso, é de praxe oferecer produtos como cervejas, vinhos, chopes, sucos, energéticos, refrigerantes, destilados (como vodka), entre outras opções.
Os acompanhamentos também são fundamentais e muitos frequentadores não abrem mão de petiscos como fritas, calabresa acebolada, carne seca, polenta frita, provolone à milanesa, e tábua de frios, que podem vir munidos com molhos especiais produzidos artesanalmente pela casa, por exemplo – um dos potenciais diferenciais que podem atrair clientes.
O bar também pode oferecer, ainda que em pequenas porções, salgados, pasteis, pizzas, doces, lanches e produtos específicos como cigarros, jornais, entre outros itens atraentes de acordo com o seu público-alvo.
Lembrando que um bom cardápio precisa estar devidamente alinhado com a proposta do seu negócio e o perfil do seu público, não só em relação às opções, mas para
vender os itens pelo preço certo.
4- Use nomes criativos
Bote sua criatividade para trabalhar na hora de criar nomes, especialmente em relação aos coquetéis. Utilize como base trocadilhos, referências literárias, elementos da cultura local e descrições sazonais, por exemplo.
Se o seu bar é inspirado em um estilo musical, é comum que os cardápios venham recheados de pratos homenageando bandas e artistas famosos daquele ritmo. O mesmo vale para a temática de cinema, séries americanas ou elementos da cultura geek, por exemplo.
De acordo com Scott Baird and Josh Harris, proprietários do bar norte-americano The Bon Vivants, o nome representa mais da metade do motivo que os consumidores consideram na hora de selecionar o que irão beber. Mas tome cuidado para não exagerar e acabar confundindo o cliente na hora de fazer os pedidos. Se tal item não possui nada de inovador em sua composição, talvez não precise receber um nome diferente.
5- Defina o formato e material
5uando falamos em formato de cardápio, é preciso levar em consideração qual a proposta do seu negócio, o tipo de público, o ambiente da casa, a iluminação, entre outras características.
Para locais com poucas opções, o cardápio no formato aberto (página) é mais adequado por reunir as informações em uma página, com a ressalva de que esses elementos devem estar harmonicamente trabalhados para não deixar o menu visualmente amontoado. Já para os bares que trabalham com mais opções no cardápio, o formato livro é mais recomendado. As categorias são trabalhadas estrategicamente para que o consumidor possa folhear o menu se deixando levar pelos atrativos em vez de se preocupar primordialmente com valores.
Quando falamos em materiais, os cardápios de boteco podem ser feitos em capa dura, couro sintético ou natural, entre outros materiais resistentes. Os compostos por laminação fosca ou brilhante possuem maior durabilidade e evitam danificações com o constante manuseio.
6- Saiba vender os seus produtos
Um cardápio atrativo contém elementos gráficos, imagens profissionais dos produtos e categorias harmoniosas entre si, que guie o cliente pelos produtos e não pelo preço em si. Com auxílio especializado, capriche na descrição dos drinks, petiscos e outros itens do menu, ressalte sabores e utilize adjetivos estratégicos (saboroso, delicioso, refrescante etc.) que estimulem as emoções do cliente.
Se o seu estabelecimento trabalha com marcas famosas e requintadas, é interessante destacá-las no cardápio como um importante diferencial. Se o bar possui produtos como coquetéis ou petiscos que são peculiaridades do local, você pode destacá-los em uma categoria separada intitulada como “Especialidade da casa”.
7- Mantenha seu cardápio enxuto
Alguns dos bares mais conhecidos possuem em torno de duas a três especialidades, por isso, não é necessário montar um cardápio extenso que pode, na prática, trazer prejuízos. Mantenha seu menu sempre enxuto, mensurando o que está saindo mais e principalmente: quais ingredientes estão sendo mais desperdiçados e quais pratos, petiscos ou bebidas você está lucrando mais.
Dessa forma, você pode destacar no cardápio com uma bela criação apenas os petiscos, pratos e bebidas que te dão mais lucro. Nosso parceiro, o Chef e Consultor Maurício Tocci, disse que aumentou em cerca de 25% o lucro de um cliente dele sem adicionar sem nenhum prato ao cardápio, apenas trocando a disposição dos elementos e identificando o que dava mais lucro para a casa, e tirando do menu os itens de baixa lucratividade.
8- Aplique o cruzamento de insumos
Esse é um segredo que pouco se vê nos conteúdos da internet: cruzamento de insumos. A otimização dos ingredientes na montagem do cardápio é CRUCIAL para a lucratividade de seu bar. Por exemplo, a batata, petisco quase indispensável nos bares, pode servir não só para fazer porções fritas, mas você pode produzir batatas rústicas ou fazer combinações com outros petiscos como a calabresa.
O cruzamento de insumos envolve a utilização de um produto para fabricar vários itens do cardápio, reduzindo assim seu desperdício. O melhor cardápio de boteco é aquele onde é possível utilizar ingredientes de grande fluxo para criar novas composições.
9- SEMPRE (!) mantenha os preços atualizados
Um dos principais erros que os empresários do setor cometem está relacionado à preços do seu cardápio. Conversando com vários clientes na FISPAL, EQUIPOTEL e SUPER RIO EXPOFOOD, 3 dos principais eventos que patrocinamos ao longo do ano, identificamos que muita gente NÃO ATUALIZA SEU CARDÁPIO, principalmente por ter medo de gastar muito para trocar o cardápio inteiro para atualizar apenas o preço de 1 item, mas aí está um erro muito perigoso: a popularidade desse item e seu percentual no faturamento da casa.
Imagine que seu principal drink em termos de vendas seja a caipirinha de limão. Se o limão aumenta por algum motivo, seu preço deve aumentar senão você vai perder MUITO DINHEIRO sem saber que está perdendo, porque o movimento do seu bar vai continuar alto, você vai continuar vendendo muito, mas no final do mês, vai perceber quenão vai sobrar muito dinheiro.
Nós da i9Menu somos líderes no mercado de cardápio no brasil justamente por entender a importância da atualização dos cardápio de boteco e de outros segmentos da gastronomia e torná-la EXTREMAMENTE BARATA, pois ao montar sua arte, nós ajudamos você a separar seu cardápio por categorias, para quando você precisar atualizar, só ter o custo de reimprimir 1 determinada página, como a página de CAIPIRINHAS no exemplo citado acima. Vale citar também que NÃO COBRAMOS PARA ATUALIZAR as artes que criamos. Você pode incluir novos itens, fotos e atualizar preços à vontade que só vai pagar a impressão das páginas que for alterar =)
10- A dica mais importante sobre Como montar um cardápio de boteco
Leve a sério seu cardápio. Ele é quem manda nos lucros do seu restaurante, no sucesso do seu negócio e na tão sonhada expansão para um modelo de franquias. Sempre fique atento aos feedbacks dos clientes em relação ao que está sendo servido, e toda vez que for incluir algum item no seu menu, não esqueça que dele deve estar alinhado ao seu conceito, tanto em termos de custo, quanto em termos de tipo de comida e da experiência que o cliente espera adquirir visitando seu bar.
Confira a seguir nossos
modelos de cardápio para bares.