Início » Cardápio » Cardápios por Segmento » Cardápio para Lanchonete
Cardápios para Lanchonete feitos para impressioar o consumidor, despertando seu apetite. Somos líder nacional na produção e fabricação de cardápios, com temos um time de criação com 9 designers especialista em criação de artes gastronômicas. Fazemos um briefing com o cliente para entender suas necessidades, para desenvolvermos toda a parte de criação de arte/layout, tendo por base o conceito de Engenharia de Cardápio.
É fato que o cotidiano de boa parte dos brasileiros tem sido cada vez mais atribulado, somando-se muitas vezes à distância de casa para o trabalho ou a falta de tempo.
Nesse contexto, os cardápios de lanchonete com suas opções de comida rápida têm sido ótimas opções para atender às necessidades alimentares imediatas dessa população.
Então confira nossas dicas sobre como montar um cardápio de lanches, salgados e outros tipos de comida desse tipo de estabelecimento e aumente seus lucros!
Uma lanchonete é costuma ser caracterizada por refeições simples e rápidas, como lanches, salgados e bebidas industrializadas. Dito isso, é comum que os cardápios possuam:
Um erro comum que empresários costumam cometer ao definirem preços do cardápio é se basearem somente na concorrência. Ou pior: colocam o preço mais baixo na expectativa de atrair mais clientes – um erro crasso e que pode gerar grandes prejuízos no futuro, já que o valor pode não gerar lucro e sequer cobrir os custos de operação.
Ainda que o ramo seja o mesmo, cada lanchonete tem suas particularidades, como o porte, o preço do aluguel, a estrutura, gastos de funcionários, tipos de ingredientes e fornecedores, por exemplo.
Mesmo que ambos os comércios fiquem no mesmo bairro ou rua, a frequência de público nos locais pode ser diferente. Saiba mais sobre como cobrar o preço certo pelos seus pratos clicando aqui.
Variedade costuma ser uma das principais características das lanchonetes, mas não se esqueça de que, na hora de montar um cardápio de lanchonete, é essencial levar em consideração o perfil do seu estabelecimento, a renda média dos clientes que frequentam o comércio local, a faixa etária e outros dados demográficos.
Uma clientela com maior poder aquisitivo pode estar mais aberta a opções premium, como sobremesas especiais e cafés gourmet. Já em locais com muito fluxo de pessoas, como próximo a terminais de ônibus e estações de trem e metrô, talvez não seja uma boa ideia investir em muitos produtos sofisticados ou cujo preparo demore mais tempo.
Observe o perfil do seu público e o que os motiva a consumir cada item do seu estabelecimento. Sabendo quais são as reais necessidades do seu cliente, ficará muito mais fácil montar e atualizar o seu cardápio de acordo com a demanda.
Pelo menos na maior parte das regiões brasileiras, as lanchonetes vendem produtos conhecidos do grande público, mas isso não é motivo para que as descrições dos itens do seu cardápio sejam mais do mesmo.
Uma coisa é você descrever ingredientes de um prato conhecido, como um X-salada, por exemplo; outra é, nessa mesma descrição, incluir adjetivos como “saboroso”, “delicioso”, “artesanal” (se for o caso), entre outros qualificadores que provoquem a fome do cliente.
Se a lanchonete trabalha com marcas famosas de frios, por exemplo, essa informação pode ser incluída no menu. Na hora de oferecer os seus produtos, seja vendedor e mostre que quem escolheu o seu local para se alimentar vai encontrar o que há de melhor, certificando-se, é claro, que o que é servido esteja de acordo com o que é vendido no menu.
Os modelos em couro sintético com divisórias em plástico rígido costumam marcar presença nesses locais. Além da durabilidade ser maior, essas divisórias permitem uma atualização mais eficiente do cardápio, já que podem ser feitos por página. Veja abaixo um exemplo de um dos cardápios para lanchonete da I9 Menu.