Comanda para bares e restaurantes eletrônica ou de papel: conheça os tipos e vantagens de cada uma

Comanda para bares e restaurantes eletrônica ou de papel: conheça os tipos e vantagens de cada uma

Você já parou para pensar o quão importante é uma comanda para bares e restaurantes? Sem ela grandes são as chances de seu negócio não obter o sucesso desejado junto ao seu público-alvo, afinal anotar os pedidos “de cabeça” ou aguardar a hora do pagamento para perguntar a cada pessoa o que ela consumiu e então fechar a conta não passa uma boa imagem, levando cada cliente a enxergar falta de profissionalismo em sua equipe e, claro, no seu estabelecimento. Além disso, adotar essa forma de trabalho pode significar um verdadeiro erro e diminuição considerável nos lucros, uma vez que é preciso contar com a sorte para que nenhum item deixe de ser cobrado ou que haja cobrança indevida, o que certamente causará desconforto e uma situação difícil de ser resolvida, pois não existirão anotações que comprovem o que realmente foi consumido. Para reverter esse problema existem as famosas comandas, que são adotadas em larga escala por muitos empresários e, infelizmente, ainda ignoradas por muitos outros. Mas não basta simplesmente decidir começar a utilizá-las: é preciso conhecer as vantagens dos dois tipos existentes, sendo eles o de papel e o eletrônico, e como podem contribuir com o seu negócio. Saiba mais a seguir.

Comanda para bar e restaurante: qual tipo escolher?

Que as comandas para bar e restaurante tornam a experiência de qualquer cliente mais completa todos nós, que frequentamos tais estabelecimentos, já sabemos. O que talvez você ainda não saiba é que essa experiência, quando bem-sucedida, influencia positivamente seus números no final do mês, e que as próprias comandas são fundamentais para que todo o negócio funcione corretamente, afinal são úteis em todo o processo, desde a anotação do pedido até o pagamento. A dúvida entre o modelo de papel e o modelo eletrônico, porém, é extremamente comum, por isso abaixo falaremos sobre as principais características de cada um, a fim de te ajudar na hora da escolha.

Comanda para bar e restaurante feita de papel

Esse é o modelo tradicional, ainda muito utilizado em dezenas de estabelecimentos, e que muitas vezes fica na própria mesa onde foi feito o pedido a fim de que o cliente possa acompanhar o que está consumindo e o quanto está gastando. Entre as vantagens que apresenta estão: - Possibilidade de encontrar diversos modelos prontos para download gratuitamente; - Maior controle por parte do próprio cliente; - Possibilidade de criar as próprias comandas de forma criativa, com a cara do seu negócio e sem alto investimento. Mas as desvantagens também existem, e referem-se basicamente ao atraso que pode ocorrer no atendimento, uma vez que é preciso levar o pedido até a cozinha e posteriormente somar todos os itens consumidos para fechar a conta. Outro ponto que pode gerar reclamações dos clientes e também dos demais funcionários é a dificuldade em entender a letra do garçom quando a comanda de papel é do modelo em que é preciso de fato escrever o que foi pedido.

Comanda para bar e restaurante no formato eletrônico

As comandas eletrônicas para bares e restaurantes, por outro lado, oferecem o oposto, facilitando todo o processo a partir do pedido, uma vez que o mesmo em alguns casos é enviado diretamente para a cozinha sem que o garçom tenha que ir até lá, e não exige que os itens tenham que ser escritos, bastando alguns cliques para que o que foi escolhido no cardápio seja produzido e entregue na mesa. A hora de pagar a conta também é favorecida e dificilmente apresenta algum erro, mas há a desvantagem de o cliente não poder acompanhar seus pedidos e a impossibilidade de anotá-los em casos de falhas no sistema. A automação, de qualquer forma, é vista com bons olhos inclusive pelos consumidores, em alguns casos levando as comandas de papel a serem vistas como obsoletas, mas os dois modelos devem ser considerados. Se você está começando, por exemplo, não vale a pena investir um valor considerável em tecnologia, sendo preferível adotar a comanda tradicional, igualmente eficaz, para então medir o nível de aceitação e trocá-la futuramente para o modelo eletrônico caso veja necessidade. Já se o seu bar ou restaurante possui um número considerável de mesas e conta com uma equipe de atendimento enxuta, a melhor opção pode ser essa última, pois garantirá que os garçons consigam atender todos os clientes e encaminhar todos os pedidos para a cozinha sem criar o desconforto da espera.

Quer colocar comanda eletrônica? Veja o impacto nos seus lucros antes

Para concluir, podemos dizer que a opção de comanda eletrônica é sempre a melhor escolha, mas tome cuidado e antes de contratar verifique A ALTERAÇÃO QUE ESSE CUSTO VAI TER NO SEU PONTO DE EQUILÍBRIO, para que você saiba exatamente qual aumento de vendas você deve ter para que seus lucros não sejam prejudicados com essa inovação.  
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Santana a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.