Um cardápio de pizzaria diz muitas coisas, tanto para o cliente, quanto para o gestor. Um bom menu não se resume apenas em elementos gráficos e fotos atrativas, mas o alinhamento com o conceito do seu negócio, o cruzamento inteligente de insumos, formas criativas de criar diferenciais e técnicas adequadas para deixar o cliente com água na boca, tudo pensando em encantar o cliente, mas principalmente TRAZER UM LUCRO ACEITÁVEL PARA O ESTABELECIMENTO.
Preparamos algumas dicas práticas para te ajudar na montagem dessa poderosa ferramenta de vendas (o cardápio), junto com uma entrevista exclusiva com Adilson Barbosa sobre Lucratividade em Pizzarias 😉
Antes de montar o cardápio para pizzaria, é importante que você tenha claramente definido qual a proposta do seu negócio, o público-alvo, o porte do seu estabelecimento e qual formato de serviço pretende oferecer. Ainda que você trabalhe com um produto principal – a pizza – esse fator não é o único que deve ser levado em consideração na hora de montar o seu menu, bem como estabelecer o preço de cada item. Uma pizzaria à La Carte, que é o formato mais tradicional, tem um público alvo e uma prática de preços diferentes de outros modelos como o rodízio (que trabalha com preços fixos e variadas opções) ou Fast Food (que comercializa pedaços de pizza para consumo imediato) – e esses são apenas alguns exemplos de modelos de negócio de pizzaria que existem por aí.
Dependendo da região onde seu estabelecimento está localizado, a pizza é um alimento muito conhecido e seu menu corre o risco de se tornar mais do mesmo. Dito isso, o grande diferencial do seu cardápio está justamente na forma como esses pratos são vendidos. Muita gente sabe de cor, por exemplo, do que costuma ser composta uma pizza de muçarela (sim o correto é com ç), calabresa, frango com catupiry, entre outros sabores conhecidos. Mas eles podem se tornar únicos e especiais com uma descrição mais criativa e sedutora. Invista em adjetivos como “fresco”, “delicioso”, “crocante”, “cremoso”, entre outros. Se a casa trabalha com marcas famosas ou produtos artesanais exclusivos, não hesite em mencionar esses diferenciais no cardápio. Isso não vale apenas para pizzas, mas para outros acompanhamentos que a casa venha a trabalhar como fritas, pães, bebidas e sobremesas.
Quando alguém ouve falar de pizza, até pela origem etimológica da palavra, é comum que associem automaticamente à cultura italiana e isso pode também se refletir na composição visual do cardápio. A questão é que isso não é necessariamente uma regra e o importante é que a identidade visual esteja de acordo com a proposta do seu negócio. Crie categorias harmoniosas, que no caso de pizzaria, costumam se dividirem entre “Salgadas”, “Doces”, “Especiais” e outros itens como “Aperitivos”, “Bebidas” e “Sobremesas”. Você pode criar uma categoria especial como “Dica do chef”, ou “Pizzas Especiais”, que são mais elaboradas. Veja a seguir um exemplo de cardápio da I9 Menu.
É comum que os clientes busquem informações sobre as porções (individual, média, grande), e essas informações precisam estar claras no cardápio para evitar maus entendidos e reclamações. Veja a seguir um exemplo de cardápio da I9 Menu.
Se você quer fazer sucesso e aumentar os lucros do seu negócio com um bom cardápio de pizzaria, recomendamos que você anote bem esta dica: crie uma Ficha Técnica para facilitar o cotidiano no seu estabelecimento e evitar prejuízos. A Ficha Técnica é um documento que registra todas as informações necessárias do cardápio, além de dados de fornecedores, modo, temperatura e tempo de preparo das pizzas e outros alimentos, orientações para armazenamento, custos com insumos, entre outros detalhes importantes. São informações preciosas não só para divulgar e aprimorar o cardápio, mas para corrigir falhas e identificar pontos de atenção, além de prevenir desperdícios.
Uma medida essencial para aumentar a lucratividade da sua pizzaria é o cruzamento de insumos, ou seja, criar novas combinações de pratos com ingredientes de grande fluxo. Normalmente, as pizzarias trabalham com itens como presunto, queijos, chocolate, calabresa, tomate, orégano, azeitona, salame, entre outros. É aí que sua criatividade deve fazer acontecer. Além dos sabores tradicionais que não faltam no cardápio das pizzarias, você pode criar combinações especiais gerando resultados surpreendentes e evitando desperdícios. É comum que pizzarias criem opções diferenciadas e exclusivas, que costumam ser nomeadas como “Da casa”, “Pizza do Chef”, ou levam o nome da marca. Se você possui um ingrediente em excesso, como calabresa, você pode criar promoções especiais com fatias de pizza de calabresa a preços atrativos, por exemplo.
Um erro comum que empresários da área de alimentação ainda cometem é não atualizar o seu cardápio por receio dos custos – um grande erro, capaz colocar em jogo não só a popularidade dos itens do cardápio, mas principalmente o faturamento da casa. Imagine que a pizza que mais tem saída teve um aumento de custo em um dos ingredientes. Se o proprietário deixar de atualizar o cardápio por ser apenas um único item a ser alterado, certamente já perderá dinheiro ou, no mínimo, reduzirá sua margem de lucro, já que estará praticando um preço que não condiz mais com o custo real na fabricação daquela pizza, ou mesmo que faça remendos grosseiros, já causará má impressão ao cliente.
ATENÇÃO: antes de atualizar o seu cardápio, utilize uma ferramenta essencial para garantir que você irá pelo caminho certo: a Engenharia de Cardápio. Saiba mais clicando aqui.
É claro que o negócio é seu filho e ninguém, mais do que você (ou em conjunto com seus sócios) sabe o que é melhor para a sua pizzaria, mas quando o assunto é cardápio, é imprescindível a contratação de profissionais especializados que irão montar o seu menu com todo o planejamento necessário, tornando-o profissional, visualmente agradável, atrativo para os seus clientes e principalmente: EXTREMAMENTE BARATO DE SER ATUALIZADO.
A i9 Menu é líder em cardápios no Brasil e oferece opções que cabem no seu bolso para criar um cardápio de qualidade. Contamos com uma equipe especializada que realmente entende o poder de um cardápio no aumento do lucro para as pizzarias.
Planejamos o seu cardápio por meio de categorias, de forma que você possa incluir itens e trocar preços à vontade sem pagar pela mão de obra de nosso departamento de criação, pois cobramos APENAS O CUSTO DE IMPRESSÃO DA PÁGINA QUE VOCÊ QUER ATUALIZAR.
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