Se formos analisar cuidadosamente, todo e qualquer negócio possui períodos em que vende mais, e com um restaurante não seria diferente. Além de ser afetado diretamente por algumas datas comemorativas, como o dia dos namorados, esse tipo de estabelecimento tende a ficar muito mais cheio na alta temporada, e você sabe como lidar com isso?
Nesse post iremos te dar algumas dicas de como preparar seu restaurante para a alta temporada e não deixar nenhum cliente na mão.
Como a alta temporada afeta um restaurante
Pode ser que você esteja se perguntando por que, afinal, é tão importante assim se preparar para a alta temporada, e uma dessas respostas para essa pergunta é: por que os seus concorrentes se preparam, e se você não fizer o mesmo perderá espaço no mercado.
Além disso, carnaval e
fim de ano, por exemplo, são épocas em que inúmeras cidades lotam de turistas em busca de um bom lugar para comer, e se você não se antecipar de nada irá adiantar ter um ótimo cardápio para restaurante, pois esses mesmos turistas perceberão a falta de preparo de sua equipe e não retornarão mais.
Alguns pontos que você deve ter em mente são:
- Na alta temporada as pessoas querem relaxar e se divertir, obtendo boas experiências;
- Seu restaurante pode lotar de uma hora para outra;
- Muitos turistas podem não ser brasileiros ou ser de um Estado diferente, valendo a pena ambientá-los.
Dicas para receber turistas na alta temporada
Com base nos pontos acima, confira algumas dicas essenciais para receber turistas na alta temporada:
Prepare corretamente sua equipe
Essa sem sombra de dúvidas é a dica mais importante, afinal um bom atendimento faz toda a diferença. Lembrando que seu restaurante pode ficar cheio a qualquer momento,
prepare seus funcionários para serem prestativos e educados, buscando tirar todas as dúvidas de quem chegar da forma mais eficiente possível.
Outro ponto que não podemos esquecer, como já mencionado, é que os turistas que chegam na alta temporada podem não ser brasileiros. Se possível, invista em cursos de inglês e espanhol para a sua equipe, deixando-a ainda mais preparada para atender o público.
Pense em um cardápio próprio para atender turistas
Da mesma forma que é importante que seus funcionários saibam ao menos o básico de outro idioma, é importante que os novos clientes saibam o que lhes é oferecido, sendo interessante considerar a criação de um
cardápio para restaurante em inglês ou espanhol, ou acrescentar mais páginas ao seu cardápio atual.
Outra dica válida é criar um menu virtual contendo fotos dos pratos, para que cada pessoa saiba claramente o que é servido no seu restaurante.
Busque ambientar seus clientes
Ainda no que diz respeito aos turistas serem de outro país ou outra localidade do Brasil, pense na possibilidade de ambientá-los para que tenham uma experiência completa na viagem.
Ao atender muitas pessoas estrangeiras durante o carnaval, por exemplo, faça uma decoração singela e incentive sua equipe a dar dicas de bloquinhos que estão na cidade, contar curiosidades dessa data e coisas do tipo.
Preparar seu restaurante para a alta temporada não é nenhum bicho de sete cabeças, e seguindo as dicas acima se torna muito mais fácil obter um grande aumento nas vendas e ainda fidelizar um público totalmente novo.
No que diz respeito ao cardápio,
converse com a nossa equipe de designers para repaginar o seu ou criar um próprio para turistas estrangeiros. E para conhecer mais dicas como essas, confira o post
Como trazer turistas para o seu restaurante no período de férias.