Dicas de como investir na capacitação de funcionários do seu restaurante

A capacitação é mais do que uma qualificação profissional, é um trabalho constante de aprimoramento profissional e reciclagem. Existem diversos aspectos que precisam ser constantemente reciclados com os colaboradores, como o atendimento, alinhamento de procedimentos, novidades no cardápio, prevenção de acidentes e desperdícios. Todos ganham com equipes mais treinadas: os clientes, com um atendimento mais aprimorado; o restaurante, com processos mais organizados, e os próprios colaboradores, que adquirem mais competências e habilidades. Veja algumas dicas de como investir na capacitação dos colaboradores do seu restaurante.

1 – Treine a habilidade dos colaboradores em solucionar problemas

É comum que problemas que surjam no cotidiano do restaurante sejam resolvidos pelo gerente ou responsável da área. Na verdade, todos os colaboradores precisam estar capacitados para assumir responsabilidades e atuar para resoluções, principalmente na ausência ou indisponibilidade do responsável naquele momento. Essa capacidade de demonstrar prontidão na solução de problemas é essencial, principalmente quando o assunto é atendimento ao cliente. Mesmo que não consiga atender totalmente às expectativas do consumidor nesses momentos, a empatia e a disponibilidade em ajudar certamente contarão pontos para o cliente.

2 – Ensine e reforce sempre técnicas de vendas

Instrua os garçons sobre os atrativos e diferenciais do cardápio, para que possam sugerir as melhores opções aos clientes. Em relação ao conceito, treine os funcionários como embaixadores da marca, capazes de fazer com que o cliente consiga se sentir bem-vindo e que terá uma experiência incrível no local. As vendas não envolvem apenas oferecer opções do cardápio, mas também saber transmitir informações quando solicitado, como a composição dos pratos, alguns processos especiais de preparo, entre outros atrativos importantes de serem informados ao cliente – o que por si só já fomentam uma ótima impressão.

3 – Reforce a Missão, Visão e Valores em cada treinamento do restaurante

A Missão, Visão e os Valores do restaurante são um conjunto de diretrizes que devem nortear todas as atividades da equipe e, junto ao conceito, formam a essência de um negócio gastronômico. Muitos veem esses termos como teoria, mas empresas que crescem e se consolidam como grandes competidores no mercado tem na maioria das vezes sua equipe seguindo esses princípios. E na área de alimentação fora do lar não é diferente. Quando sentimos o conceito do estabelecimento em cada detalhe, principalmente no atendimento, dá gosto de desfrutar o momento especial naquele local. Se você já frequentou qualquer restaurante famoso, já deve ter visto algo parecido 😉

4 – Estimule os colaboradores a aprenderem outros idiomas

É importante que os colaboradores aprendam pelo menos noções básicas de outros idiomas, principalmente o inglês, para atender clientes estrangeiros, especialmente se o restaurante está em uma cidade turística ou se a região recebe eventos de grande porte, como festivais de música. Se o restaurante trabalha com a culinária de outros países como a francesa, italiana ou japonesa, por exemplo, é importante que os funcionários, especialmente os novos, sejam devidamente instruídos pelo menos sobre a pronúncia correta dos itens do cardápio, para recomendar os itens aos clientes sem equívocos.

5 – Noções de segurança e higiene sempre devem ser reforçadas

Investir em capacitação dos funcionários precisa passar também pelos cuidados com a higiene e segurança no trabalho. Procure realizar treinamentos periódicos com as equipes para reforçar os cuidados com limpeza, manipulação e armazenamento dos alimentos. Você pode também distribuir informativos com dicas práticas aos colaboradores ou reforçando regras de conduta e higienização. No que diz respeito à segurança, é importante orientar especialmente os novos funcionários sobre como proceder em caso de incêndio, ferimentos, acidentes e outras emergências. Reforçar essas noções é importante para evitar problemas com órgãos de fiscalização responsáveis, além de zelar pela segurança dos colaboradores e dos clientes.

6 – Estimule a capacitação por meio de cursos específicos

Qualificação é sempre importante. Existem diversos cursos disponíveis no mercado (inclusive gratuitos), que envolvem gastronomia, etiqueta, bebidas, culinárias específicas, gestão de restaurantes, economia, entre outras. Se identificar cursos que podem ser muito úteis para seu chef de cozinha, funcionários do atendimento ou membros da equipe de Gestão, por exemplo, não hesite em investir nesse tipo de conhecimento, de acordo com a disponibilidade financeira do negócio. Além de proporcionar conhecimento aos colaboradores e trazer ao negócio várias novidades que estão em alta no mercado, o restaurante também agrega a si a imagem de uma boa empresa para se trabalhar. Aprimore também o seu cardápio com a i9 Menu, líder nacional em cardápios. Conheça nossos modelos de cardápio e aumente seus lucros com essa poderosa ferramenta de vendas. Para saber mais, acesse nosso Chat ou entre em contato pelos telefones (11) 2364-6466 (até às 18h) ou no WhatsApp (11) 98753-8754 (até 23h, incluindo finais de semana).
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