Estratégia de Redes Sociais e Facebook para Restaurantes: 12 dicas comprovadas
Você usa as redes sociais para divulgar o seu restaurante? Quais são as estratégias utilizadas até agora? É comum que restaurantes queiram utilizar as redes sociais para divulgarem os pratos e o local, mas muitos não sabem como ou cometem alguns erros que podem ser evitados. Veja agora algumas estratégias comprovadas de redes sociais e Facebook para restaurantes que vão te ajudar a projetar ainda mais a sua marca e atrair clientes.Obs.: A dica mais importante está no final do texto 😉
1- Pense como seu cliente
Um dos primeiros passos de uma campanha para divulgar um restaurante nas redes sociais é saber com quem você vai se comunicar. Pense como se fosse seu cliente e por que ele iria visitar o seu restaurante. Se você quer que seu local seja o point da região, por exemplo, crie um tom ou personagem (garçom, barman ou chef) que você usará consistentemente nas suas plataformas virtuais e que se tornará a sua marca.
2- Busque envolvimento e interaja
Se você quer envolver fãs em sua página, saiba que eles também esperam um retorno de você. Seja atencioso e responda em tempo hábil a todos que solicitam contato, tenham dúvidas ou reclamações, e também agradeça os elogios. Um simples “obrigado” pode gerar efeitos bem positivos.
3- Seja transparente
Ninguém espera que um restaurante seja sempre perfeito e que não apareçam comentários negativos, mas uma resposta honesta e rápida, que mostre boa vontade em resolver uma situação é o diferencial dos bons restaurantes. Busque também tratar igualmente todos os seguidores, mesmo os que não se encaixem no seu público-alvo, pois eles podem se tornar clientes e possuem amigos com quem poderão compartilhar boas impressões sobre a sua marca.
4- Divulgue os pratos
Os alimentos não possuem apenas sabores e aromas, precisam parecer visualmente atraentes e suculentos também. Produza fotos e vídeos bem elaborados, que foquem todas as características mais interessantes do prato e também do local. Cuidado com os gravados por celulares, pois, dependendo da qualidade da câmera, a foto pode não representar o que é interessante a olho nu. O importante é deixar as pessoas com água na boca e vontade de ir conhecer o seu restaurante. O Instagram é uma das melhores plataformas para este tipo de estratégia com imagens e vídeos.
5- Ofertas exclusivas e ofertas de grupo
Publique ofertas e prêmios exclusivos em troca de interações com a página, indicações aos amigos e compartilhamento dos seus conteúdos. Cupons de fidelidade e descontos são algumas das opções mais utilizadas. Mas tome cuidado para não ofertar promoções em demasia e em momentos de pouca visitação na sua página.
6- Concursos e sorteios
No mesmo estilo das sugestões anteriores, concursos e sorteios de pratos, jantares, bebidas, sobremesas e outros atrativos também são ótimas opções para atrair seguidores, já que adicionam um entusiasmo que motiva diversas pessoas a participarem e compartilharem a marca.
7- Poste conteúdo interessante
É claro que seu objetivo é obter lucro, mas cuidado para não exagerar nas propagandas. O público gosta de conteúdos diversificados, como curiosidades, dicas de combinações, posts interativos, entre outros. Um perfil que pareça uma máquina de promover vendas certamente não irá estimular a interatividade dos usuários com a sua marca.
8- Compartilhe informações de imprensa
Mostre a relevância da sua marca e divulgue iniciativas interessantes da qual seu negócio faça parte, mostrando orgulho e satisfação por colaborar. Pode ser um festival musical ou evento gastronômico que o restaurante apoia. Outros conteúdos interessantes são matérias que fizeram sobre a casa, a visita de uma pessoa ilustre, uma ação social e/ou sustentável – tudo agrega valor e cria empatia nas pessoas, que se sentirão motivadas a compartilhar os posts e se tornarem embaixadoras da sua marca.
9- Seja consistente on-line e off-line
Certifique-se de que a imagem que está sendo vendida sobre o seu restaurante nas redes sociais corresponde com o que os clientes encontrarão ao visitar o estabelecimento, caso contrário, certamente se sentirão enganados, não voltarão mais e podem reclamar publicamente nas redes.
10- Respeite e aprecie sua equipe
Mostre nas redes sociais muita apreciação por seus funcionários e orgulho do time para gerar empatia no público. Quando um cliente publica um elogio sobre algum funcionário ou o atendimento do restaurante em geral, repasse à equipe e também o agradeça por meio da página. Isso fará o cliente e sua equipe se sentirem importantes e especiais.
11- Cada rede social tem as suas particularidades
Ao publicar um conteúdo em diferentes redes sociais, procure adaptá-lo às características que cada plataforma pede, como limite de caracteres. Posts replicados automaticamente e sem cuidados podem sair incompletos em algumas páginas e gerar irritação no usuário. Também não é uma boa ideia postar uma informação completa em uma plataforma e pedir que acesse outra para ver o restante. Se um usuário o segue no Twitter, por exemplo, é porque ele se interessou pelo que está lá.
12- Dicas para a sua página no Facebook
Confira algumas dicas importantes que envolvem estratégias de Facebook para restaurantes:
Não se esqueça de incluir informações como endereço, horário de funcionamento, telefone, forma de pagamento e se aceita reservas. São dados básicos, mas se bem detalhados, são importantes para quem desejar saber mais sobre o restaurante e quiser visitá-lo.
Analise a rotina de seus fãs e procure publicar em horários de maior atividade. Pesquisas mostram que os horários com mais tráfego de usuários na rede são 11, 15 e 20 horas.
No caso de ofertas e outras campanhas promocionais, faça posts pagos para impulsionar o alcance. Você pode definir um público específico para visualizar o post por meio da idade, assuntos de interesse e até direcioná-lo para usuários que moram e/ou frequentam a região onde seu restaurante está localizado.
Agora vamos à nossa dica mais importante, que muita gente não segue adequadamente.
13- A dica mais importante relacionada à Facebook para Restaurantes
Em qualquer tipo de divulgação, o mais importante é saber como montar um briefinge mensurar assertivamente os resultados de cada ação realizada, acompanhando o valor em vendas, a lucratividade do restaurante com sua divulgação ou pelo menos acompanhar o número de interações que mostrem que o público está engajado com sua marca, como comentários, participação em promoções, etc. Muita gente que anuncia na internet atrai clientes e fica feliz só por ter gente ligando para sua empresa ou frequentando seu restaurante, mas esquece de acompanhar as vendas e o LUCRO que a casa tem naquele dia ou com a promoção realizada. Então nunca se esqueça de ter um cardápio chamativo e bem elaborado, utilizando o conceito de engenharia de cardápio, e de treinar seus garçons para venderem os produtos e bebidas de maior lucratividade. Outra dica que vale ressaltar, foi o que o consultor Maurício Tocci deu em sua entrevista para nós: utilizar a interface cozinha salão, onde a cozinha se comunica com a equipe de atendimento informando quais ingredientes estão perto do vencimento, para que eles tentem vendê-los naquele dia, evitando o desperdício e maximizando seus lucros.Gostou? Então ENVIE SUA PERGUNTA para nossa entrevista exclusiva com a Carol Terra, especialista em redes sociais que vamos entrevistar para pegar dicas exclusivas e práticas para nossos leitores.