Você sabe de que forma o layout do seu restaurante pode realmente ajudar a alavancar as vendas? Se você é iniciante no negócio e vai montar um restaurante, saiba que o layout é a definição de qualquer tipo de ambiente planejado por meio da planta baixa do imóvel.
Lá devem conter informações relevantes sobre o fluxo de pessoas e operações que serão realizadas em todos os espaços como entrada, salão, cozinha e banheiros – tudo planejado com conforto, segurança e para garantir a satisfação do cliente e a fluência das operações.
Confira algumas dicas sobre como montar um bom layout de restaurante e saiba como tornar o seu negócio ainda mais eficiente e lucrativo.
Como diz o nosso parceiro, o consultor em restaurantes Matheus Lessa, “o conceito de restaurante deve se conectar com o cliente”. Assim como o cardápio, a identidade visual, o atendimento e outros alimentos importantes do restaurante devem ser fiéis ao conceito, o mesmo serve para o layout do restaurante.
Procure entender o seu público-alvo e quais ajustes serão necessários para acomodá-lo em seu estabelecimento de acordo com os gostos e características deles, incluindo nível de ruído e temperatura ideal.
Primeiro contato com o cliente com o restaurante, a área de entrada deve conter elementos atrativos para que as pessoas comecem a desenvolver as primeiras boas impressões sobre a casa.
Você pode investir em sinalizações como música (respeitando a legislação da sua cidade para emissões sonoras desse tipo), jogos especiais de iluminação, toldos, flores e outros elementos decorativos alinhados com o conceito do seu negócio. É importante se atentar aos detalhes de acessibilidade como degraus e distância da área de circulação pública da calçada, para que a entrada não se torne um verdadeiro obstáculo em vez de ser convidativa.
Se o seu restaurante possui uma área de espera, ele deve ser confortável e estar adequada para acomodar o cliente enquanto ele aguarda por uma mesa. Já deixe alguns exemplares do cardápio à disposição para aguçar a fome dos clientes e para eles já pensarem sobre o que pretender pedir.
Como os clientes ficarão ociosos nesse local, aproveite-o para divulgar eventos do restaurante, como degustações, ofertas, pratos do dia ou ações de fidelização como “traga um amigo e ganhe uma sobremesa”, por exemplo.
Se o local possui um serviço de bar, ele deve ser acolhedor e funcional, já que é lá que os garçons irão recolher os pedidos para se deslocarem até as mesas e servirem as bebidas aos clientes. Já a organização do salão deve ter a capacidade de assentos total adequada não só para o conforto, mas também para a segurança dos consumidores. Essa informação deve ser verificada juntamente ao corpo de bombeiros ou outra autoridade local.
Procure deixar um espaço mínimo de 60 centímetros entre as mesas e utilize uma mobília firme, sem fendas, pois essas podem acumular migalhas. Os assentos no estilo cabine geralmente economizam espaço e são recomendados principalmente para restaurantes menores. Lanchonetes costumam ter um número maior de cadeiras principalmente para acomodar grupos, enquanto restaurantes mais sofisticados tendem a focar mais no ambiente e na privacidade dos clientes entre as mesas.
Importante: Antes de inaugurar o seu restaurante, procure sentar em cada mesa e observar a visão do ambiente e o conforto para o deslocamento não só dos clientes, mas de que forma a disposição das mesas facilita a circulação dos garçons.
Existem restaurantes que possuem áreas problemáticas, ou seja, locais que os clientes não gostam de sentar, geralmente próximos aos banheiros, cozinha e fachada. O problema é que além do risco do cheiro e barulhos característicos desses locais, a alta circulação de pessoas também podem incomodá-los.
Em alguns casos, podem se sentir menos importantes que os demais, ainda mais se o local é de mais difícil acesso aos garçons. Esse problema pode ser resolvido com o simples remanejamento da área dos garçons para esses locais problemáticos, deixando as mesas para locais mais agradáveis e visíveis ao atendimento. Outra tática e implementar divisórias móveis, telas ou plantas altas para disfarçar essas áreas.
Na hora de planejar a cozinha, leve em consideração o espaço disponível, as necessidades do seu cardápio (quais equipamentos, alimentos e utensílios serão necessários para o preparo e armazenamento dos produtos) e seu orçamento. As cozinhas costumam ser divididas em estações para que sejam realizados diferentes preparos:
Estação sauté: destinada aos pratos mais complexos, costumam reunir múltiplos fogões a gás, frigideiras e pinças. É lá que se concentram os cozinheiros mais experientes e com maior fluxo de produção.
Estação para grelhar: é onde fica a grelha e outros equipamentos necessários para este processo. O espaço também reúne cozinheiros especializados e que possuem maior demanda de produção.
Estação para frituras: é comum que iniciantes ocupem esse espaço, que concentra a fritadeira para alimentos fritos e outros itens importantes como a cesta de fritura e freezer para conservar os alimentos.
Dependendo da especialidade do restaurante, existem outras estações destinadas à produção de pizzas, saladas e sobremesas com equipamentos de preparo e conservação adequados.
Outro item importante a ser considerado ao montar no layout do restaurante é a chamada “linha de cozinha”, que é a área onde os garçons recebem os pratos para caminhar com eles em direção às mesas. Esta área precisa conter pratos, guarnições, lâmpadas de aquecimento para manter a qualidade da comida e um ponto para que os pedidos cheguem.
Importante: uma cozinha simples com no máximo três divisões pode ser funcional de acordo com o porte do seu restaurante e do menu. O tamanho do cardápio não deve ser relativamente proporcional ao tamanho da cozinha. Uma dica é aplicar o cruzamento de insumos, na qual você pode aplicar diversos ingredientes na criação de novos pratos, eliminando a necessidade da compra de novos alimentos e outras providências que saturem a capacidade da sua cozinha.
Depois de definir o layout, DÊ ESPECIAL ATENÇÃO AO CARDÁPIO. Ele é o coração do lucro do seu restaurante e nós queremos ajudar você a transformá-lo numa poderosa ferramenta de vendas!
Veja alguns modelos de cardápios que produzimos e se tiver alguma dúvida, basta comentar abaixo.