Menu em braile: seu estabelecimento é obrigado a ter?

Menu em braile: seu estabelecimento é obrigado a ter?

Qualquer estabelecimento que trabalhe servindo refeições deve seguir regras específicas acerca de diversos detalhes, como a higiene. Mas você sabia que o cardápio em braile também se enquadra nessas regras, estando previsto até mesmo em lei? Sim, essa já é uma realidade no país, e inclusive tende a afetar negativamente quem se recusar a ter o item para uso dos clientes, valendo a pena saber mais sobre o assunto para evitar imprevistos. Descubra mais a seguir.

A importância do cardápio em braile no seu restaurante

Explicando de forma resumida, e sem se prende a leis, mas tendo em mente que elas existem, podemos dizer que a inciativa de obrigatoriedade dos cardápios em braile reforça o código de defesa do consumidor e os direitos das pessoas que possuem deficiência visual. Logo, adotá-lo vai muito além de cumprir uma lei, sendo um verdadeiro ato de cidadania. Por lei, inclusive, determina-se também que cada estabelecimento deva não só possuir ao menos um cardápio em braile, mas também disponibilizar uma cópia do cardápio tradicional com letras em tamanhos grandes, previamente especificados, facilitando a leitura de clientes que não são necessariamente cegos, mas encontram dificuldade na leitura. Com essa medida, você perceberá que torna-se possível:
  • Evitar que as pessoas tenham vergonha de ir ao seu estabelecimento, por dependerem de alguém para ler o menu;
  • Dar maior autonomia e confiança aos clientes;
  • Tornar seu estabelecimento reconhecido pela inclusão social.
Apesar desses benefícios, que automaticamente geram aumento de público, reforçamos que a iniciativa de adotar o cardápio em braile deve ser baseada de fato na questão social, e não visando lucros. Os estabelecimentos que se recusarem a utilizá-lo são automaticamente passíveis de multa.

Como obter um cardápio em braile para o seu estabelecimento

A obrigatoriedade de cardápios em braile costuma gerar confusão, uma vez que muitos empresários não sabem ao certo se a lei se aplica à sua cidade ou não. Uma rápida pesquisa pode tirar essa dúvida, mas independente da resposta é sempre válido pensar no conforto dos seus clientes, o que abre espaço para outro questionamento: como trabalhar corretamente um cardápio desse tipo? Nesse caso, como em qualquer outro, é fundamental contar com o auxílio de quem realmente entende do assunto, e nossa equipe de designers e especialistas está a postos para te ajudar em todo o processo de inserção do material em braile e com as letras em tamanhos corretos no seu negócio. Já somamos mais de 3.500 clientes atendidos, entre eles Burger King, Havanna e Bar Brahma, e temos certeza de que nossa experiência será útil para que o seu estabelecimento também alcance o sucesso e evite o erro de não atender a lei e não considerar as necessidades de seus clientes. Outra dica importante é considerar também as pessoas que possuem deficiência visual e não são capazes de ler conteúdos em braile, o que já exige mais criatividade, sendo possível adotar, por exemplo, um QR Code que pode ser aberto pelo celular, mostrando o menu em áudio. Para conversar a respeito dessa opção e da adoção do cardápio em braile, entre em contato para agendar uma visita e conhecer de perto nosso trabalho. Nossa equipe está preparada para te receber e tirar qualquer dúvida, te ajudando a deixar seu estabelecimento em conformidade com a lei e atendendo devidamente cada pessoa que o frequenta.
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