Revpash: o que é e qual seu impacto nos lucros

Revpash: o que é e qual seu impacto nos lucros

Você certamente tem como objetivo principal manter a rentabilidade e aumentar os lucros do seu restaurante. Existem várias formas de medir os resultados e otimizar os recursos para alcançar essa meta. Você já ouviu falar do RevPash? Esse sistema ajuda a obter o máximo de rendimento em cada lugar do restaurante, abrangendo todos os turnos e horários. Saiba mais sobre como o RevPash pode ser uma ótima métrica para descobrir as falhas e oportunidades para aumentar seus lucros.

O que é RevPash?

RevPash é a sigla para “Revenue Per Available Seat Hour” (receita por assento/hora, em tradução livre para o português) e foi desenvolvida pelo Doutor Sheryl Kimes, da Universidade de Cornell. A métrica tem como função medir a relação de receita/lucro de cada assento disponível por hora. Com a realização de alguns cálculos, é possível definir qual assento disponibilizar para cada perfil de cliente durante um determinado horário e de forma que traga mais retorno financeiro para o restaurante. Em outras palavras, a métrica indica como o restaurante pode vender o lugar certo para o cliente certo a um preço ideal.

Por que utilizar o RevPash?

Diferente dos restaurantes em hotéis, que vendem produtos específicos em um período de tempo determinado, nos restaurantes convencionais é até possível ter um balanço da duração média das refeições, mas como não é um período fixo, pode ser uma informação pouco relevante. O lucro produzido pela casa não é o mesmo em todas as horas. Normalmente, os horários de pico, como almoço e jantar, costumam serem mais valiosos do que outros. O RevPash permite que os restaurantes possam medir o quanto cada lugar rende em períodos específicos, e direcionar estratégias para melhorar o rendimento durante os horários mais movimentados e principalmente as horas com menos clientela.  

Quando devo utilizar o RevPash?

O ideal que o RevPash deve ser medido diariamente para identificar os potenciais e desafios para o restaurante, mas essa importância aumenta quando o estabelecimento já possui uma clientela estável e costuma ter um bom movimento. O ideal é utilizar a métrica quando o seu negócio já passou da fase inicial de se estabelecer no mercado, e agora busca obter o máximo rendimento de cada cliente.

Principais vantagens do RevPash

Tendo em posse desses dados, é possível estabelecer uma série de medidas importantes para adequar o seu negócio à demanda, tais como: 1- Definir os preços corretos para serem aplicados nos pratos e a duração ideal de cada refeição. 2- Criar e direcionar estratégias para receber, acomodar e atender os clientes em um tempo hábil, inclusive os que não fizeram reserva ou possuem necessidades especiais; 3- Melhorar o cardápio e tornar a apresentação dos pratos mais atraente; 4- Ter mais segurança sobre quais produtos oferecer ao cliente com base nos seus hábitos de consumo e preferências; 5- Identificar perdas e melhorar processos; 6- Organizar eventos como happy hour ou temáticas de datas comemorativas com maior precisão, focando no lucro do restaurante 7- Aderir a tendências gastronômicas para aumentar a receita por clientes de todos os serviços oferecidos na casa.  

Como calcular o RevPash?

Basicamente, o RevPash é o resultado da divisão dos rendimentos por hora pelo número de lugares disponíveis por hora. Fazendo um cálculo básico, consideremos um restaurante com uma receita de R$ 1000 das 12h às 13h e que conta com 50 lugares disponíveis, por exemplo. RevPash = 1000/50 = 20 Aplicando a fórmula, concluiremos que a receita média obtida com cada cliente durante esse período é de R$ 20 reais. Mas, conforme mencionamos, as vendas de um restaurante variam de acordo com o turno e até mesmo a época (por exemplo, festas de fim de ano ou Carnaval). De acordo com o site The Fork Manager, para obter resultados mais precisos, o recomendável é calcular o RevPash levando em consideração outras medidas de tempo como turnos, dias, semanas e meses. Por exemplo, um restaurante tem uma receita de R$ 8000 durante o turno do almoço, entre 12h e 17h (5 horas), e conta com 60 lugares disponíveis. Veja como funciona o cálculo por turno, por exemplo: RevPash = 8000/(60 x 5h) -> 8000/300 = R$ 26,67 Podemos concluir que, nesse turno, a receita média por cliente é de R$ 26,67. Agora que você sabe o que é RevPash, selecionamos 3 dicas do site Lightspeed sobre como você pode aplicar os resultados dessa métrica em melhorias para o seu negócio. 1- Otimize a configuração das mesas Uma análise mais detalhada do RevPash diário de um restaurante ajuda a determinar se todos os assentos estão produzindo um retorno adequado em cada serviço. Por exemplo, se uma mesa de quatro lugares é frequentemente ocupada por dois clientes durante o almoço, talvez dividi-la em mesas de dois lugares pode significar que mais dois clientes podem ser devidamente acomodados todos os dias. Aplicando isso em outras áreas do restaurante, a casa ganha o dobro de lugares , o que pode aumentar o faturamento em um período do dia em que esse perfil de cliente costuma frequentar o local.   2- Agilize os processos para otimizar o tempo O tempo também é essencial para aumentar o lucro do restaurante, por isso faça a racionalização dos processos. Mudar a localização dos talheres e toalhas pode reduzir o tempo necessário para limpar as mesas, gerando menos tempo de espera para os clientes se acomodarem. Outras medidas simples podem ser feitas como bandejas maiores para que os garçons possam servir mais mesas, oferecer facilidades de pagamento para o cliente na própria mesa, entre outras. 3- Mais possibilidades no preço e cardápio O RevPash também oferece uma visão mais detalhada sobre os preços e o cardápio, além de oferecer condições de trabalhá-los de acordo com a demanda. Durante os períodos de mais movimento, considere reduzir o número de itens de menus mais complexos. A equipe de atendimento também pode ofertar produtos cujo preparo é mais rápido. Uma opção de menu a preço fixo é um método popular e ajuda a aumentar a eficiência da equipe da cozinha, além de atrair mais clientes. Já durante os períodos com menos movimento, você pode adicionar um item especial semanal, oferecendo um happy hour ou combinações especiais para públicos específicos como idosos ou crianças. Como podemos perceber, o Revpash é um indicador interessante para melhorar o desempenho, o movimento e principalmente o lucro do restaurante, então aplique esse indicador para melhorar seus resultados e boa sorte! Tem mais alguma dúvida sobre esse indicador?
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