Criar e administrar um estabelecimento ligado à alimentação exige empenho não só em relação a atender e manter clientes, mas principalmente em relação a cumprir o que é imposto por lei, como a sinalização para bares e restaurantes. No que diz respeito a esse assunto existem dezenas de normas a serem seguidas e que podem mudar até mesmo dentro de um mesmo Estado, então o que cada empreendedor deve fazer?
Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura desse post até o final.
Qual sinalização para bares e restaurantes deve ser adotada?
Como mencionamos acima, a sinalização para
bares e restaurantes pode mudar dependendo do local onde está o estabelecimento. Uma regra para informar que “há copos descartáveis disponíveis”, por exemplo, não necessariamente é válida em todos os lugares.
Para saber como agir em relação ao seu próprio estabelecimento, portanto, a melhor medida a ser tomada é procurar a orientação dos órgãos responsáveis pela fiscalização em sua cidade, como o PROCON, presente em todo o país. No momento da abertura do negócio, ao procurar a prefeitura para tirar dúvidas, também é válido abordar o assunto.
Mas não ignore o fato de que, havendo variações ou não, existem aqueles itens de sinalização para bares e restaurantes que são obrigatórios em qualquer local, como os que seguem abaixo:
AVISO DE VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Todo e qualquer estabelecimento que faça venda de bebidas alcoólicas deve manter um aviso de que elas só são fornecidas para maiores de 18 anos. E vale lembrar que
seus funcionários devem estar preparados para pessoas tentando burlar essa regra e orientados a solicitar o RG do cliente caso seja necessário.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Também é obrigatório que o estabelecimento não só deixe disponível uma cópia do Código de Defesa do Consumidor para os clientes, mas também deixe visível um aviso de que há esse item ali. Essa é uma das regras básicas de sinalização para bares e restaurantes.
ALVARÁ E VISTORIA
O alvará de funcionamento, bem como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, não é exatamente um item de sinalização, mas os dois também devem estar disponíveis e visíveis para os clientes. Caso sejam colocados em um local não tão visível assim, vale considerar colocar um aviso a respeito, avisando que o local tem permissão para funcionar e que esses documentos podem ser consultados a qualquer momento.
Outro ponto ignorado por muitos empresários é que o
cardápio para restaurante ou bar deve ser deixado na entrada do estabelecimento, de modo que os clientes possam saber quais pratos são fornecidos e quais são os preços trabalhados sem necessidade de entrar no local. A taxa de serviço e a consumação mínima também devem estar visíveis, como previsto em lei.
Não seguir regras como essas pode gerar multas consideráveis, além do desconforto em relação aos clientes. Para saber mais a respeito, e poder conversar sobre o assunto com pessoas que de fato entendem dele, conheça a
Associação Nacional de Restaurantes, que inclusive já tem publicado um guia sobre sinalização obrigatória.
Havendo dúvidas sobre o modelo de cardápio que pode ser adotado tanto para estar nas mesas quanto para estar na porta do seu estabelecimento,
converse com nossa equipe de designers para que possamos te orientar.