Whatsapp business para restaurantes: veja como aproveitar

Você certamente é usuário ou pelo menos já ouviu falar do WhatsApp, aplicativo de mensagens on-line, que atualmente pertence ao Facebook. Segundo um estudo realizado pela Morning Consult, cerca de 80% dos pequenos negócios já fazem uso do app para negociar, se conectar com os clientes e a até fechar operações. De olho nessa tendência, em 2017, o Facebook lançou o WhatsApp Business, que vem como uma ferramenta promissora para ajudar os empreendedores a alavancar os negócios. Já parou para pensar como ela pode ser útil para o seu restaurante? Veja como se cadastrar no app e quais as vantagens do uso do WhatsApp Business para restaurantes.

Principais vantagens do aplicativo

Com mais de 1,3 bilhão de usuários em todo mundo, o WhatsApp Business pode ser uma grande oportunidade para restaurantes ampliarem a relação com os clientes, bem como os consumidores localizarem mais facilmente os estabelecimentos. Essas são apenas algumas das vantagens que o aplicativo oferece. Veja outras: Criação de um perfil empresarial: você pode criar um perfil para o seu restaurante, com informações importantes como a descrição comercial, endereço, e-mail, horário de atendimento, site e informações para contato. Dessa forma, assim como acontece no Facebook e no Google Meu Negócio, você será mais facilmente localizado. Ferramentas de mensagens inteligentes: clientes que desejarem acionar o seu restaurante para esclarecer dúvidas frequentes podem ter um retorno mais rápido por meio de uma ferramenta de mensagem inteligente. Também é possível configurar saudações e mensagem de ausência para os clientes quando não for possível responder de imediato. Análise de métricas: por meio do campo “Estatísticas”, localizado nas configurações, o aplicativo permite a análise de informações simples como quem recebeu e visualizou as mensagens, bem como a quantidade lida. Dessa forma, você poderá ter uma base mais precisa dos impactos das suas campanhas de marketing, da popularidade do restaurante e do resultado de outras metas relacionadas ao atendimento ao cliente. Acesso ao WhatsApp Web: assim como os usuários pessoais, os perfis empresariais também poderão acessar ao app por meio de um computador ou notebook. Essa é uma grande vantagem do WhatsApp Business em restaurantes, já que muitos trabalham com PCs. Conta empresarial com credibilidade: assim o como Facebook, o usuário saberá que está se comunicando com um perfil comercial. Conforme o acesso, essas contas passarão a ter uma sinalização como Contas Confirmadas, ou seja, quando o app checar que o telefone da conta corresponde ao contato da empresa. Isso transmite mais credibilidade e segurança ao perfil. Atendimento mais próximo e personalizado ao cliente: o app literalmente está na palma da mão dos brasileiros e pode ser levado para qualquer lugar. Com isso, uma das principais vantagens do WhatsApp Business para restaurantes é o fato de criar maior proximidade com o cliente, já que o consumidor poderá encontrar em contato de onde estiver.

Como instalar o Whatsapp Business?

Por enquanto, o WhatsApp Business está disponível somente para smartphones Android, mas uma versão para iPhone já está em desenvolvimento. Para cadastrar os dados da empresa, vá em Configurações e acesse a opção Perfil. Pense bem como irá cadastrar o nome da empresa, pois, por enquanto, não é possível trocar o nome. Você pode incluir uma foto normalmente do seu negócio, como em um perfil comum e mensagem de status. Inclua o endereço, categoria, breve descrição da loja e período de funcionamento. No caso do expediente, você pode acessar cada dia da semana e configurar a horário manualmente. A seguir, inclua o endereço de e-mail para contato e o website do restaurante. O WhatsApp Business também disponibiliza a opção de adicionar mais URLs, caso você tenha interesse em acrescentar outros links, como hotsites (páginas criadas para uma promoção específica).

Configurando as mensagens inteligentes

Dentro da opção Configurações, você encontra as opções “Mensagem de ausência”, “Mensagem de saudação” e “Respostas rápidas”. Você pode acessar cada uma delas e escrever conteúdos a sua escolha. No caso das mensagens de ausência ou saudação, você pode acionar ou desativar uma opção que dispara automaticamente esses conteúdos quando um usuário entra em contato com o perfil do seu restaurante. No caso das respostas rápidas, você pode configurar várias mensagens com marcações específicas por assunto, como horário de funcionamento, comemorações de aniversário e happy hours, entre outras dúvidas. Você salva os conteúdos com atalhos (por exemplo, “\reservas”), e quando um cliente entra em contato, é só digitar o atalho que a mensagem já aparece. É uma forma de otimizar o tempo de responder aos clientes, especialmente se o restaurante costuma receber muitos contatos. Outra vantagem do WhatsApp Business para restaurantes são as etiquetas, na qual você pode marcar determinadas conversas (por exemplo, Reclamações, Aniversariantes, Importante etc.). Isso ajuda a organizar as conversas especialmente as prioritárias.

Alguns pontos de atenção sobre Whatsapp Business

– Você poderá usar no WhatsApp Business o seu número pessoal já cadastrado no aplicativo convencional. A diferença é que você deverá migrá-lo para o app voltado para empresas e fazer o backup dos seus dados pessoais antes de criar a conta do seu restaurante. – Você pode ter o seu perfil pessoal e do restaurante no mesmo aparelho. Contudo, é recomendável que você utilize um numero separado para o seu estabelecimento. Além disso, para utilizar os dois aplicativos simultaneamente, o smartphone deverá ser dual chip. – Caso o seu restaurante trabalhe com mais de um computador para as atividades de comunicação, não será possível utilizar a mesma conta do WhatsApp Business em PCs diferentes. O mesmo vale para mais de um dispositivo móvel. Neste caso é recomendável deixar apenas um funcionário responsável para gerenciar a comunicação por meio do app. – Tome cuidado ao usar o aplicativo para disseminar propagandas do seu restaurante, pois elas podem ser consideradas invasivas e os usuários bloquearão o seu número. Prefira o uso reativo, ou seja, fale com os clientes que buscarem contato. Caso deseje divulgar conteúdo como promoções e eventos especiais, analise se a mensagem é realmente relevante para ser enviada por esse canal. As mídias sociais como o WhatsApp Business realmente são fascinantes, não é mesmo? Agora confira nossa entrevista com nossa parceira Carolina Terra para saber como essas ferramentas podem te ajudar a alavancar as vendas! Aumente as vendas do seu restaurante aprimorando o cardápio. Entre em contato com um de nossos consultores on-line e saiba mais!
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